História, perguntado por jessiraialex, 11 meses atrás

Qual a relação entre a Pax-romana e a queda do imperio romano ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Jonathankeven03
19
A queda do Império Romano foi causada por uma série de problemas internos que fragilizaram o Império e o colocaram à disposição de invasões de outros povos. Apesar de ser uma obviedade, todo Império começa a decair após alcançar o seu apogeu, e com Roma não foi diferente. 
Após as Guerras Púnicas, Roma dominava não só o Mar Mediterrâneo, mas também, todas as terras que o limitavam. O Mediterrâneo passou a ser um verdadeiro "Lago Romano" e foi chamado " Maré Nostrum" (Nosso Mar). 
Outras conseqüências das Guerras Púnicas foram: 
:: Afluxo de impostos para Roma. 
:: Dificuldade de administração num Império tão vasto. 
:: Aumento do número de escravos. 
:: Aumento do número de desocupados. 

Mas as causas da queda do império romano foram muitas: 
:: Ruína econômica gerada por desorganização administrativa; 
:: Enfraquecimento dos exércitos romanos; 
:: Despovoamento; 
:: Empobrecimento pelo atraso técnico da agricultura; 
:: Progresso do Cristianismo; 
:: A derrota de Rômulo Augústulo, último imperador do Império Romano do Ocidente, por Odoacro, rei dos Bárbaros Hérulos, em 476 (A queda do Império Romano do Oriente ocorria mais tarde, em 1453, com a tomada de Constantinopla, pelos turcos otomanos).
:: Decadência da classe baixa. 
:: Lutas pelo poder.

A massiva inflação promovida pelos imperadores durante a crise do terceiro século destruiu a moeda corrente, anulando a prática do cálculo econômico a longo prazo e conseqüentemente a acumulação de capital, que somada ao controle estatal da maioria dos preços teve efeitos desastrosos. Então, Roma começou a ter uma queda pelas demais expansões. A falta de condições financeiras e a falta de escravos para uso de mão-de-obra em todo o império geraram tais quedas. 

Essas medidas tiveram consequências desastrosas. Já que, com quase todos preços artificialmente baixos, a lucratividade de qualquer empreendimento comercial foi anulada, resultando num colapso completo da produção e do comércio em larga escala e da relativa e complexa divisão do trabalho que existia durante a Pax Romana. 

A população das cidades caiu por todo império devido ao colapso comercial e industrial. Enquanto o número de cidadãos (homens adultos e livres) durante o Principado em Roma era de 320 mil, em Constantinopla no século V haviam apenas oitenta mil cidadãos (25% do número de cidadãos em Roma). Considerando que em Constantinopla existia um número menor de escravos, isso poderia resultar em uma população total cinco vezes menor. Os trabalhadores desempregados se fixaram no campo e tentaram produzir eles mesmos os bens que queriam, desmonetizando a economia e acabando com a divisão de trabalho, ocorrendo uma drástica redução da produtividade da economia. 
espero ter ajudado
Respondido por danicardoso24p8qbib
10

Resposta:

otavio realizou varias reformas

Explicação:

como estabilizou o Imperio ,cessando as guerra e implantado a denominada PAX Romana00

Perguntas interessantes