qual a relação do fenômeno social de Emille Durkheim "A anomia e o Suicídio" com a sociologia enquanto ciência, ou seja, qual sua revelância?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Durkheim, para escrever sua obra "O Suicídio" fez centenas de pesquisas e levantamentos estatísticos. A ideia geral, a princípio , era que os suicídios ocorreriam em maior quantidade, no inverno, já que, os invernos Europeus são tão sombrios e muito frios, com neve e céus sempre tão cinzas. Nesse sentido , as pessoas ficariam mais solitárias e nostálgicas, sairiam menos de casa, e, viria , para combinar com o clima sórdido de inverno, a depressão profunda, a vontade de morrer, a ansiedade de querer sumir da realidade do momento, que tudo acabasse agora, era o que desejavam, a si mesmos ,os pobres seres , pois já não mais viam sentido na vida, de nenhum ângulo, de forma alguma!
Mas, eis que , depois de concluídas as estatísticas, o resultado foi bem outro. É no verão que estão as maiores estatísticas de suicídios, segundo, Durkheim, as pesquisas ocorridas no verão mostraram que , com o calor, as pessoas saem mais às ruas, se encontram mais, o contato e as relações sociais são muito maiores , constantes , contínuas. Diante do que mostram as pesquisas, acerca dos motivos conferidos aos casos de suicídios ocorridos no verão, pudemos constatar que , relações humanas, as relações sociais, são as responsáveis pelos conflitos , que levam muito mais pessoas ao suicídio, em época de verão, pois a convivência entre pessoas, gera as anomalias dentro do "funcionamento perfeito" da sociedade funcional dos teóricos positivistas como foi August Comte e seu seguidor Èmile Durkheim
Explicação: