qual a relação da revolução gloriosa e a ascensão da burguesia da Inglaterra?
Soluções para a tarefa
A Revolução Gloriosa (1688-1689)
Em 1685, assume o poder Jaime II, que procurou novamente conduzir o país para o catolicismo e fortalecer o seu poder às custas do Parlamento. Para tanto, preencheu importantes postos do exército e da burocracia estatal com elementos católicos, violando, abertamente, uma resolução parlamentar que exigia dos ocupantes dos cargos oficiais a adesão ao anglicanismo.
Todas as classes proprietárias da Inglaterra colocaram-se contra Jaime II, mas temiam uma insurreição, na qual talvez lhe fosse impossível controlar as massas populares. O Parlamento, para resolver o problema da sucessão inglesa, colocou-se, secretamente, de acordo com Guilherme de Orange, príncipe da Holanda e genro de Jaime II, visando entregar-lhe o poder. Guilherme desembarcou na Inglaterra com seu exército formado por holandeses e emigrados ingleses, com a justificativa de que visava restaurar a liberdade constitucional e proteger a religião protestante.
Com a derrota de Jaime II, Guilherme e sua esposa Maria assumem o poder como soberanos da Coroa da Inglaterra. É a este episódio que se dá o nome de Revolução Gloriosa.
A Revolução Gloriosa foi um compromisso entre a burguesia inglesa e os grandes proprietários rurais. As massas populares não tomaram parte na sua execução. A Revolução Gloriosa levou ao poder os aliados burgueses e latifundiários. As terras da Coroa e da Igreja foram apropriadas pelas duas classes aliadas. Esta nova aristocracia promoveu uma legislação para garantir o desenvolvimento do livre comércio, a expansão da agricultura moderna e a ampliação da oferta de mão-de-obra para as manufaturas e indústrias nascentes.
Em 1689, para assumir a Coroa, Guilherme de Orange aceitou a Declaração dos Direitos , marcando o fim dos conflitos entre a Coroa e o Parlamento. Surgiu na Inglaterra a Monarquia Constitucional. O poder do Rei foi limitado pelo poder do Parlamento. A burguesia, aliada aos proprietários rurais, passou a exercer diretamente o poder político através do Parlamento. Estavam criadas as condições políticas para o surgimento da Revolução Industrial e para o desenvolvimento do capitalismo, baseado na grande indústria e no trabalho assalariado.