Saúde, perguntado por cidabatt, 10 meses atrás

Qual a primeira etapa para um projeto de um posto de trabalho e quais análises devem ser abordadas?

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiabrandaoofc
1

Na ergonomia, a primeira etapa do projeto do posto de trabalho é a Análise da Tarefas, que deve ser realizada antes da compra de equipamentos e ações que impossibilitem a alteração do posto de trabalho. A análise da tarefa é realizada em três níveis.

Respondido por samuelmbrito
1

Resposta:

A primeira etapa para um projeto de posto de trabalho é realizar a análise detalhada da tarefa. Quanto mais cedo esse processo iniciar melhor, evitando a execução de padrões incorretos no posto de trabalho, fato esse que dificulta e torna mais cara a sua correção.

​​​​​​​Por fim, vale destacar dois níveis da análise da tarefa. No primeiro nível, deve ser realizada uma análise global e geral da tarefa. Já no segundo, a análise deve ser mais detalhada, focando, também, na descrição das ações envolvidas.

Explicação:

A Análise Ergonômica do Trabalho (AET), tem como objetivo rastrear, observar, avaliar e analisar as relações existentes entre demandas de doenças, acidentes e produtividade com as condições de trabalho, com as interfaces, com os sistemas e com a organização do trabalho. O Laudo Ergonômico é geralmente um documento emitido como resposta à algumas ou diversas das questões ergonômicas relativas à uma condição específica de trabalho em um determinado posto de trabalho. Certeamente que um laudo ergonômico é solicitado para que um conjunto de respostas seja dada aos itens analisados, embora não necessariamente a totalidade dos itens relacionados à uma situação de trabalho, condição que caracteriza a Análise Ergonômica do Trabalho (AET).

A análise ergonômica do trabalho compreende três fases: análise ergonômica da demanda, análise ergonômica da tarefa que envolve: análise dos ambientes físicos; análise das condições posturais e antropométricas dos trabalhadores; análise dos aspectos psicológicos dos trabalhadores; análise organizacional; condições ambientais e por último, mas não menos importante, a análise ergonômica das atividades. Todas estas etapas devem ser cronologicamente abordadas de maneira a garantir coerência metodológica e evitar percalços, que são comuns nas pesquisas empíricas de campo.

Perguntas interessantes