Português, perguntado por gustavoprudentpdu93k, 1 ano atrás

qual a importância dos aspectos linguísticos ​

Soluções para a tarefa

Respondido por MariaManczak
1

Aspectos linguísticos da língua portuguesa

O aspecto linguístico é uma categoria gramatical que corresponde a diferentes maneiras de ver a estrutura interna de uma ação a partir de um dado ponto de referência.

A linguagem aparece de forma fragmentada, dadas as divisões inerentes aos postulados gramaticais, ainda que nem sempre perceptíveis, mas cada fato linguístico se encaixa em uma dessas divisões.

Usos da língua

Imagem relacionada

A escrita representa um estágio posterior de uma língua. A língua falada é mais espontânea, abrange a comunicação linguística em toda sua totalidade. Além disso, é acompanhada pelo tom de voz, algumas vezes por mímicas, incluindo-se fisionomias.

Escrita

A língua escrita não é apenas a representação da língua falada, mas sim um sistema mais disciplinado e rígido, uma vez que não conta com o jogo fisionômico, as mímicas e o tom de voz do falante.

Norma culta

Resultado de imagem para Norma culta

Norma culta é o conjunto de práticas linguísticas pertencentes ao lugar ou à classe social de maior prestígio num determinado país. Segundo o Instituto Camões, a norma culta do português europeu é “o dialeto da região que abrange Lisboa, Coimbra”.

Variação linguística

Variação linguística é o movimento comum e natural de uma língua, que varia principalmente por fatores históricos e culturais. Modo pelo qual ela se usa, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sociocultural no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente.

Textos Expressivos

Anáfora: consiste na repetição da palavra ou expressão, no início de uma série de versos. Esse recurso, na linguagem poética, é perfeitamente possível. Na linguagem formal, na dissertação, a repetição abusiva pode não levar ao mesmo resultado.

Antítese: consiste no contraste entre dois elementos ou ideias.

Comparação: consiste em confrontar duas realidades distintas para realçar analogias ou diferenças.

Metáfora: consiste numa espécie de comparação à qual falta o primeiro termo e a partícula comparativa, que geralmente está abreviado ou subtendido.

Ironia: consiste em atribuir às palavras um significado diferente daquele que na realidade têm, sugerindo, em geral, o contrário do que quer, de fato, dizer.

Eufemismo: consiste no uso de uma expressão por outra, para evitar ou atenuar o efeito desagradável que esta última produzia.

Hipérbole: consiste em um uso exagerado de termos a fim de dar ênfase ao pensamento.

Espero ter ajudado, bons estudos!

At.te, Mari. ;D

Perguntas interessantes