Artes, perguntado por Lizzyliz, 4 meses atrás

Qual a importância de Analívia Cordeiro e seu trabalho com videodança no Brasil?

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Respondido por gihk
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Quarenta e seis anos antes, em 1973, Analivia Cordeiro realizava a primeira peça de videodança do Brasil: “M3x3”. No vídeo, uma grade com traçado geométrico, medindo 3 x 3 metros, demarca nove posições no chão, aos poucos exploradas pela coreografia. As intérpretes figuram como corpos anônimos, indistinguíveis, camufladas no cenário geométrico. Elas executam uma coreografia gerada por um software de computador, que produziu movimentos aleatórios para membros, tronco e cabeça. O programa coordenou ainda os enfoques e efeitos da câmera, tudo ao som de uma batida ininterrupta. Além disso, o alto contraste em preto e branco reforça a ideia de espaço bidimensional, transformando corpo em elemento do desenho.

Seria difícil não associar a presença constante de traçados e grades geométricas no trabalho de Analivia Cordeiro à herança de seu pai, o artista Waldemar Cordeiro. Aqui, no entanto, o saber tecnológico se apresenta sob uma via menos progressista e mais crítica, sem o tom laudatório do concretismo paulista.

Além disso, se “M3x3” é reconhecido como um trabalho pioneiro para a videodança – e também para a videoarte –, seu contexto de produção foi bastante distinto dos outros pioneiros do período. O trabalho de Cordeiro foi realizado com o apoio da TV Cultura, para a sua participação no festival de Edimburgo, dispondo de equipe e estrutura, e planejado para ser visto pelo grande público. A videoarte carioca, a partir de 1974, tomava, ao contrário, um caminho mais experimental, explorando os usos da tecnologia recém-chegada de maneira autônoma com Anna Bella Geiger, Ivens Machado, Antonio Dias, e outros que se agregariam em seguida.

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