Ed. Física, perguntado por jenniferoliveira9239, 1 ano atrás

qual a história do crossfit?

Soluções para a tarefa

Respondido por klerearaujo
5

O CrossFit teve sua origem em meados da década de 90, na California, quando um ex-ginasta chamado Greg Glassman começou a desenvolver um novo método de treinamento composto por exercícios funcionais, de alta intensidade e com foco em desenvolver o condicionamento físico de uma forma geral, sem focar apenas na especialização de uma determinada habilidade, como acontece nos treinos tradicionais.

Glassman foi o treinador do Departamento de Polícia de Santa Cruz e abriu sua primeira academia em 1995, mas a marca CrossFit só foi oficialmente estabelecida em 2000. Desde então várias academias começaram a surgir nos Estados Unidos (em 2005 já eram 13) e atualmente existem mais de 10 mil academias afiliadas pela CrossFit Inc. em mais de 97 países.

Não existe um motivo específico que justifique essa explosão de popularidade que o CrossFit teve nos últimos 10 anos, mas segundo os próprios praticantes, o que mais o diferencia de outras modalidades é a quebra da monotonia com os WODs (Workout of the Day), espírito de trabalho em equipe e maior intensidade dos treinos, o que gera resultados mais rápidos e ajuda manter os praticantes motivados uma vez que eles são desafiados a cada treino

Respondido por PiuPiuBaka
3

Resposta:

HISTORIA DO CROSSFIT

Explicação:

UM POUCO SOBRE GREG GLASSMAN

A busca por exercícios que o ajudassem a recuperar sua força fez com que Greg passasse, em sua juventude, por 7 academias diferentes. E, motivado pela insatisfação com os exercícios que eram praticados nestes estabelecimentos, começou a desenvolver séries de exercícios que seriam, mais tarde, os princípios do CrossFit.

Em entrevista para a CBS News, Glassman ressalta que seu objetivo com o CrossFit sempre foi estimular os movimentos simples e funcionais, como levantar pesos e objetos, não importando se você tem 25 ou 75 anos.

Afinal, com o sedentarismo típico da vida moderna, acabamos deixando de lado movimentos básicos como agachar, pular e correr. E esses exercícios, aparentemente banais, são muito importantes para o desenvolvimento e a manutenção das nossas capacidades físicas.

E é com essa mentalidade que Glassman começou a trabalhar como personal trainer. Em 1995, abriu uma academia em Santa Cruz e, além disso, foi contratado para treinar o departamento de polícia da cidade. Com o aumento da demanda pelo seu trabalho, deixou de dar aulas particulares e passou a dar aulas em grupo. E quando percebeu que as aulas coletivas eram vantajosas tanto para os alunos, que gostavam das atividades em grupo, quanto para ele, que conseguia otimizar seu tempo sem afetar a qualidade do treino. E, assim, nasce a comunidade CrossFit, que é formalmente instituída no ano 2000.

O INÍCIO DO CROSSFIT

O CrossFit foi criado em 2000 pelo ex-ginasta Greg Glassman.

A história de Greg com os esportes começa cedo. Quando criança, teve poliomielite e usou a ginástica para recuperar sua força. Com pouco tempo, se torna ginasta competitivo.

Como muitos atletas jovens, Greg queria ser mais forte. Então descobriu que se usasse halteres e uma barra, ele poderia ser mais forte que os atletas que só usavam o peso do corpo para se exercitar. Como também pedalava, sabia que possuía outra vantagem: por mais que um atleta pudesse ser melhor que ele em uma dessas atividades, dificilmente seria melhor quando considerado o desempenho total nas três (bicicleta, levantamento de peso e ginástica).

E são estes dois aspectos da vida de Greg, a busca por saúde e por uma capacidade física o mais completa possível, que são fundamentais para entender a metodologia do CrossFit.

ESPORTE BASEADO EM UMA METODOLOGIA DE FITNESS

Desde o início, a preparação completa do corpo era uma preocupação de Glassman. Assim, a estratégia do CrossFit é focar no desenvolvimento das habilidades físicas gerais, a partir de um treino dinâmico e funcional.

Com uma definição de Fitness elaborada a partir de evidências científicas, o CrossFit promove o conceito de saúde total com treinos que desenvolvem todas as aptidões básicas do corpo e preparam os alunos para realizar qualquer tipo de atividade física, por meio de exercícios que permitem um uso equilibrado das energias do corpo.

A angústia do atleta que pedalava, levantava peso e fazia ginástica para poder ter o condicionamento físico mais completo possível é finalmente resolvida com esse esporte, que promove uma preparação completa, a partir da incorporação de movimentos de diferentes esportes e com diferentes níveis de intensidade e velocidade.

O SUCESSO DO CROSSFIT

O negócio de Glassman deu tão certo que, em 2005, o CrossFit já possuía 13 afiliados. Em 2012, já havia passado da marca dos 3.000. Em 2014, da marca dos 10.000. E em 2018, já são cerca de 14.000.

Este esporte é reconhecidamente um fenômeno do mundo fitness e tem despertado a curiosidade e interesse de investidores e atletas, tanto por sua metodologia eficaz de exercício, quanto por seu modelo de negócio.

E o sucesso não é à toa: com uma metodologia cientificamente verificável, o CrossFit promove resultados claros e mensuráveis á seus atletas. E não interessa se você quer apenas voltar a se exercitar ou treinar para uma competição: o CrossFit é para todos!

Perguntas interessantes