Filosofia, perguntado por dianealmeida58, 1 ano atrás

Qual a diferença entre razão cognitiva e razão instrumental?

Soluções para a tarefa

Respondido por carlosancap201peluqk
39

O termo Razão instrumental foi provavelmente cunhado por Max Horkheimer e para criticar esse conceito, ele defendeu a Razão Crítica.

A Razão Instrumental nascida dos ideais Iluministas, se caracteriza pela utilização do conhecimento como uma forma de criar condições materiais para a conservação da vida do ser humano.

--------------------------------

A produção da Escola de Frankfurt (Teoria Crítica), propôs-se a refletir sobre a razão.

Seus representantes concluíram que esta constituía-se como razão crítica, em oposição à razão instrumental (que se definia pela relação entre meios e fins).

Respondido por AnthonioJorge
2

Em um sentido filosófico geral, a razão cognitiva busca a contemplação, enquanto a razão instrumental busca a ação. Trata-se dos dois ramos principais da filosofia: a gnosiologia (que se confunde com a metafísica) e a ética.

As duas espécies de excelências para Aristóteles são a intelectual e a moral.

Para Aristóteles, virtude (areté) consiste no termo médio entre duas tendências humanas opostas, o excesso e a falta. Exemplo: coragem é o justo meio (mesotés) e entre covardia e temeridade; temperança, entre abstinência e luxúria;

Aristóteles divide as virtudes em duas classes:

  • dianoéticas (intelectuais, que tem a ver com a parte racional da alma)
  • éticas, (práticas, que tem a ver com sentimentos e emoções do homem, ou seja, com a parte sensitiva da alma).

As virtudes éticas (morais) derivam em nós do hábito. Sua natureza é a do mesotés, do justo-termo, como visto.

E entre as virtudes intelectuais, superiores às éticas, há a divisão entre as virtudes da razão teórica (sabedoria, sophia) e as da razão prática (sensatez, phronesis), já que a alma racional tem duas funções: conhecer as coisas contingentes e variáveis e conhecer as coisas necessárias e imutáveis. O entendimento é o tipo de virtude intelectual superior e o que deve ser almejado para se atingir a felicidade.

Em suma: a virtude moral nos dá o objetivo a ser alcançado. A sabedoria prática (uma das duas partes das virtudes intelectuais) nos dá o "meio" para alcançar tal objetivo.

Para saber mais:  brainly.com.br/tarefa/42884398

Anexos:
Perguntas interessantes