Qual a diferença de homozigoto e heterozigoto?
Soluções para a tarefa
hemozigoto: Sao os que possui dois genes e um locus.
heterozigoto: Sao os que nao possui genes.
essa é a diferença.
Os termos homozigoto e heterozigoto são relativos aos alelos, estudados em Genética.
Homozigoto é o termo dado ao indivíduo que possui os mesmos alelos no loco cromossômico para determinada característica e que só poderá transmitir este tipo de alelo para sua prole. Já heterozigoto é o indivíduo que possui alelos diferentes e que poderá transmitir tanto um alelo recessivo, quanto um alelo dominante para sua prole.
Assim, enquanto a fórmula do arranjo homozigótico é representada por letras minúsculas, a fórmula de arranjo heterozigótico é representado por letras maiúsculas.
Exemplos de arranjo simples
Vamos supor que o alelo a, enquanto recessivo, representa o albinismo. Uma arranjo homozigótico cujo fenótipo expressaria o albinismo seria o aa. Entretanto, como para o gene recessivo poder ser expresso ele precisa estar em homozigose, um arranjo heterozigótico não expressaria o albinismo, como no caso do Aa.
Alelos são segmentos de DNA localizados no mesmo loco cromossômico, isto é, o alelo seria uma forma diferenciada do gene que existe nos cromossomos homólogos, fazendo com que uma característica do organismo apareça de uma forma ou de outra.
Essa passagem de caraterísticas por indivíduos homozigóticos ou heterozigóticos se dá durante a fecundação com a formação do zigoto.
Características do zigoto
Zigoto é o nome dado à célula diploide gerada a partir da união do gameta masculino, o espermatozoide, com o gameta feminino, o ovócito. Cada gameta, então, terá um alelo específico que irá determinar as características da prole.
Levando em consideração que o zigoto é a célula que irá originar todas as demais células que formarão o ser vivo, podemos dizer que se trata de uma célula totipotente.
Como o zigoto é formado?
O zigoto se forma a partir do momento em que o espermatozoide entra e se funde com o ovócito durante a fecundação.
A fertilização pode ser classificada em três fases:
- Espermatozoide penetra na corona radiata: o gameta masculino passa por três camadas de células foliculares até chegar na zona pelúcida;
- Espermatozoide penetra na zona pelúcida: o gameta masculino atravessa a zona pelúcida e começa a reação acrossômica, em que enzimas do acrossomo do espermatozoide irão auxiliar o contato do gameta masculino com a membrana do ovócito;
- União da membrana celular do ovócito com a membrana do espermatozoide.