qual a definição de braxit
Soluções para a tarefa
Resposta:
Brexit é a abreviação de Britain Exit, uma expressão inglesa que significa “Saída Britânica”, na tradução literal para o português. Este termo se refere à saída do Reino Unido da União Europeia (UE) no dia 31 de janeiro de 2020.
O Reino Unido (United Kingdom ou UK, em inglês) é formado por quatro países: Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.
Para efetivar o Brexit, o Reino Unido deve pagar cerca de 30 bilhões de libras à União Europeia. O valor negociado faz parte do Acordo de Retirada, finalizado pelo Primeiro-ministro Boris Johnson. Com a confirmação do Brexit, o Reino Unido entra para a história como o primeiro Estado-membro a sair da União Europeia.
Como aconteceu o Brexit?
A decisão sobre a saída do Reino Unido do bloco econômico europeu aconteceu por meio de uma consulta popular, um referendo realizado em 23 de junho de 2016.
O resultado do referendo
Com 51,9% dos votos, a maioria dos cidadãos britânicos optou por apoiar o Brexit, contra 48,1% que desejavam a permanência do Estado na União Europeia.
Entre os cidadãos de países que foram o Reino Unido, as opiniões também foram divididas. Enquanto a maioria dos eleitores da Inglaterra e do País de Gales votou a favor da saída do Reino Unido, grande parte dos cidadãos da Escócia e Irlanda do Norte se manifestaram contra a saída da UE.
O que aconteceu depois do referendo?
Depois da aprovação do Brexit, Reino Unido e União Europeia passaram por um período de negociações para determinar como aconteceria a saída e quais seriam as medidas necessárias, que fazem parte do Acordo de Retirada.
A primeira data marcada para a confirmação do Brexit foi 29 de março de 2019. Como as negociações da saída demoraram a avançar, por dificuldade de aprovação no Parlamento, a data foi prorrogada algumas vezes até a saída definitiva em janeiro de 2020.
Período de transição
A partir do dia 31 de janeiro de 2020, Reino Unido e União Europeia passam por um período de transição, para que as medidas acordadas sejam implementadas. A transição termina no dia 31 de dezembro de 2020.
Um dos principais pontos do acordo se refere à concessão de vistos, permissões de residência e de trabalho de cidadãos britânicos que vivem em Estados da UE. O mesmo acontece com cidadãos de outros países da União Europeia que vivem e trabalham no Reino Unido.