Quais são os quatro fusos horarios brasileiros
Soluções para a tarefa
O primeiro fuso horário brasileiro encontra-se duas horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich, considerado como o “marco zero” para a medição do horário mundial. Nesse fuso, encontram-se apenas algumas ilhas pertencentes ao Brasil, com destaque para Fernando de Noronha.
O segundo fuso horário encontra-se três horas atrasado em relação a Greenwich, abrangendo a maior parte do território brasileiro, incluindo a capital Brasília. Fazem parte desse fuso as regiões Nordeste, Sudeste, Sul e partes das regiões Norte e Centro-Oeste.
O terceiro fuso horário encontra-se quatro horas atrasado em relação ao horário oficial de Greenwich, estando uma hora atrasado em relação à capital do Brasil. Envolve parte das regiões Norte e Centro-Oeste.
O quarto e último fuso horário brasileiro encontra-se cinco horas atrasado em relação ao horário de Greenwich e duas horas atrasado em relação à capital Brasília. Conforme podemos observar no mapa anterior, ele abrange somente o estado do Acre e uma pequena parte do território do Amazonas.
(Horário de Fernando de Noronha): Atol das Rocas (Rio Grande do Norte); Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo (Pernambuco); Trindade e Martim Vaz (Espírito Santos)
(Horário de Brasília): Distrito Federal; Regiões Sul, Sudeste e Nordeste; Estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá.
(Horário da Amazônia): Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, e quase todo o Estado do Amazonas (exceto treze municípios no sudoeste do Estado, listados abaixo).
(Horário do Acre): Estado do Acre e treze municípios no sudoeste do Estado do Amazonas (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga).[4]