quais são os projetos de mineração na Amazônia?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Entre todas as atividades econômicas realizadas na Amazônia, a mineração talvez tenha a imagem mais negativa. Supera até a agricultura, pois embora as áreas desmatadas para este fim sejam extensas e as queimadas possam ser vistas por satélites o pasto é verde, a soja é verde. Já a mineração deixa crateras permanentes na pele da floresta.
Nesta péssima imagem, além de crateras, as fotos de jornais, revistas e os telejornais deixaram gravados na memória coletiva, formigueiros humanos escavando, freneticamente, a terra em busca do ouro, deixando rios de lama, árvores tombadas, e o sorriso desdentado da miséria. Do outro lado, o da riqueza, tem-se a imagem hollywoodiana de empresas transplanetárias, com seus avatares e arma pesadas a subjugarem os povos tradicionais e destruírem seu modo de vida, para retirar um precioso metal. Assim corações e mentes não podem resistir.
Claro, a mineração como toda atividade humana modifica e transforma a paisagem, a superfície da Terra não é a mesma de quando evoluímos, há 10.000 anos, para criar a agricultura, as pontes e as cidades, marco principal da civilização. É para manter as cidades, com suas luzes, seus edifícios, veículos, aparelhos domésticos, comida pronta, hospitais e escolas, e toda a complexidade de uma colônia de seres vivos interdependentes, que existe o empreendimento mineral.
Em termos de realização de Grandes Projetos, os principais empreendimentos produtivos que se instalaram na região amazônica foram estes: a Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHT), sobre o rio Tocantins; o da Mineração Rio do Norte (MRN), de exploração de bauxita metalúrgica, a noro- este do Estado.