Geografia, perguntado por stephh9, 11 meses atrás

Quais são os 3 movimentos ambientalistas mais comuns existentes no mundo?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Explicação:

1 Introdução

Apesar do crescimento na quantidade de membros em organizações ambientalistas e do sucesso considerável no levantamento de fundos de muitas dessas organizações, os analistas constataram que o meio ambiente tem sofrido e continua a sofrer danos significativos (BRULLE, 2000; COMMONER, 1991). Por exemplo, numa revisão em profundidade dos movimentos ambientalistas nos EUA, Brulle (2000, 1 f.) mostra que: "[...] Nós estamos perdendo a luta para inverter a degradação ecológica. Não há mais dúvidas sobre isso [...]" Ele então revisa trabalhos em muitas áreas onde este é o caso: exaustão dos recursos de sustentação da vida, excedendo a capacidade do meio ambiente de absorver resíduos, a usurpação humana crescente de ecossistemas naturais, a irreversível perda da biodiversidade e o impacto humano sobre o clima local e global.

2 Temas ambientais no discurso político

Na política, questões ambientais competem por atenção e ação com uma variedade de questões sociais. A arena política é organizada em torno de atores políticos, tais como candidatos a cargos públicos. Por causa disto, um veículo útil para explorar as dinâmicas deste processo competitivo pode ser encontrado na maneira que cada candidato prioriza as questões sociais dentro de suas campanhas políticas. A arena política é especialmente importante porque os movimentos sociais em geral estão capacitados para lidar com as estruturas de oportunidades políticas (KITSCHELT, 1986, p. 66) e eles são muito bem sucedidos quando forjam alianças com as elites políticas (TILLY, 1978).

3 A priorização na hora decisiva e "pegando carona"13

Esta base continuamente energizada, proporcionada pelos partidários das questões órfãs, tem implicações políticas importantes. Ela permite aos oportunistas14 parasitar seus partidários, principalmente dado o modo dicotômico no qual as questões tendem a ser elaboradas num sistema bi-partidário (c.f. OLSON, 1965; FAIN, BURNS; SARTOR, 1994). Por exemplo, aborto e interesses sindicais são análogos em parasitar o movimento ambientalista, cujos eleitores tendem a votar nos "liberais" que, por sua vez, estão mais inclinados a apoiar o aborto e as questões sindicais do que as ambientais. Quanto maior a quantidade de energia emocional sobre um conjunto de questões, ironicamente, maior o risco da ocorrência deste fenômeno.

Perguntas interessantes