Quais são as vantagens da "violência legítima" do estado e quais são os seus riscos
Soluções para a tarefa
Olá, amigo(a)!
De início, é importante destacar o que é a violência legítima do Estado. Em poucas palavras, podemos definir a violência legítima do Estado como o uso das forças de segurança para a proteção de toda a sociedade. É importante destacar que este tipo de violência está expresso no texto legal, seja na Constituição Federal (1988) ou nas leis dos estados e municípios.
Na realidade, o uso da violência legítima do Estado apresenta algumas vantagens e desvantagens, tais como:
vantagens - uso de instrumentos (bombas, gás de pimenta) para combater grupos que causam desordem social; nos ambientes públicos, oferece mais segurança para a população;
desvantagens - abuso da força policial, de modo que os Direitos Humanos sejam desrespeitados; o agente público pode fazer o uso da pessoalidade (beneficiar terceiros ou a si mesmo).
Cuide-se bem!
Resposta:
A violência legitima é quando o estado usa da força para punir, restringir a liberdade e restringir a propriedade é considerado ''legal'' ou seja o estado pode tomar decisões violentas para resolver um problema, desde que não desrespeite nenhuma lei, sempre com o objetivo de manter a ordem social. Os riscos que a violência legitima pode trazer é quando os governantes e a policial abusam do seu poder e acabam transformando essa força legal em um ''massacre'' contra aquela população especifica, isso ocorre com muita frequência no sistema prisional, muitas vezes dando uma punição extrema aos presidiários, tirando totalmente a sua dignidade e indo contra os direitos humanos. Mas nem tudo é ruim, a violência legitima também tem suas vantagens como por exemplo: o uso de violência para combater marginais que atrapalham a ordem social, trazendo assim mais segurança para a população.
Explicação:
foi isso que eu escrevi, espero ter ajudado