Biologia, perguntado por skcee352, 9 meses atrás

Quais são as tecnologias para o proveitamento da energia solar?​

Soluções para a tarefa

Respondido por anaflaviaflnd
12

Resposta:

Conheça as novas tecnologias para aproveitamento da energia solar

Células de filme fino: tecnologia que reduz custos e materiais. ...

Energia solar de terceira geração: o promissor fotovoltaico orgânico. ...

Energia heliotérmica: pauta de parceria entre Brasil e Alemanha.


skcee352: valeu
skcee352: me ajudou de mais
Respondido por katlen201
6

Resposta:

Células de filme fino: tecnologia que reduz custos e materiais

As células solares ou fotovoltaicas são dispositivos elétricos que habilitam a conversão direta da luz solar em energia elétrica. Unidas em série para formar módulos, essas células provocam o chamado efeito fotovoltaico para a geração de energia. Dentre os novos tipos de materiais empregados no processo, destaca-se a utilização de filmes finos de semicondutores. A tecnologia ainda conta com a grande vantagem de reduzir custos e materiais necessários para a construção do dispositivo.

Vale acrescentar que, nesse caso, as tecnologias e os materiais empregados podem ser diversos — como o silício monocristalino ou policristalino, a célula solar CIGS, o silício amorfo e o telureto de cádmio. Outra vantagem dos semicondutores de filme fino é sua menor demanda por suporte para posicionar os painéis — que podem ser dispostos em materiais flexíveis, como plásticos ou têxteis — nos telhados ao se gerar energia solar, o que possibilita uma maior variedade de aplicações. Interessante, não?

Energia solar de terceira geração: o promissor fotovoltaico orgânico

Os painéis fotovoltaicos orgânicos carregam uma tecnologia que vem fazendo a cabeça dos pesquisadores mundo afora: são as chamadas células solares de terceira geração, uma alternativa para substituir os tradicionais e pesados painéis produzidos com silício. Inovação na mira de grandes empresas do planeta, o fotovoltaico orgânico — ou OPV, na sigla em inglês — tem potencial para inúmeras aplicações, seja cobrindo fachadas de edifícios, carros e painéis publicitários, incrementando a autonomia de celulares e computadores ou mesmo integrando mochilas para a energização de aparelhos portáteis.

A promissora tecnologia lança mão de moléculas semicondutoras derivadas do carbono, que são posicionadas em um suporte de plástico ou de vidro para a formação de painéis que convertam diretamente a luz solar em eletricidade. Diante de tanto potencial, não é à toa que o OPV é considerado o futuro do fotovoltaico pelos especialistas, não concorda?

Energia heliotérmica: pauta de parceria entre Brasil e Alemanha

Também conhecida como energia solar térmica concentrada ou Concentrating Solar Power (CSP), a energia heliotérmica é uma tecnologia renovável de produção de energia elétrica que converte a irradiação solar direta em energia térmica e, posteriormente, em eletricidade. No processo, temperaturas acima de 1000°C podem ser atingidas.

Para se ter uma ideia do funcionamento de uma usina solar térmica concentrada, cabe dizer que ela possui duas partes: o ciclo de potência e o coletor térmico. Nesse sistema, espelhos de configurações diversas concentram os raios solares, sendo que no foco desses dispositivos há um fluido de trabalho que é aquecido com o calor da concentração. No ciclo de potência, esse fluido de trabalho é expandido em uma turbina ou, de forma alternativa, pode ser utilizado vapor em processos industriais.

Vale enfatizar que a energia heliotérmica é pauta de debate entre o Brasil e a Alemanha. Os países vêm discutindo um projeto que prevê o acordo para a introdução desse tipo de energia na matriz brasileira. A parceria com a Alemanha é bastante relevante, visto que o país possui um alto domínio tecnológico na área. O projeto, que envolve o estabelecimento de instrumentos, capacitação e pré-requisitos para a inclusão da energia heliotérmica na matriz energética brasileira, busca promover o desenvolvimento da indústria e da pesquisa nacional no setor, evidenciando a preocupação do país em investir em fontes renováveis de energia.

O desenvolvimento das tecnologias que promovem o aproveitamento da energia solar são um passo importante rumo a um modo de produção mais sustentável e conivente com as demandas atuais do nosso planeta. Vale a pena ficar de olho!

Agora que já está por dentro das novidades relacionadas às tecnologias que aproveitam a energia solar, comente aqui e compartilhe suas impressões conosco! Participe!

Perguntas interessantes