1) De acordo com o que foi estudado no ano que passou, a respeito do processo de ocupação espanhola e portuguesa na América, liste quais foram respectivamente os tipos de trabalhos impostos aos indígenas nas áreas ocupadas?
2) Justifique a seguinte afirmação, feita por estudiosos especializados em História da América: “O processo de ocupação e colonização do território americano pode ser considerado o maior Genocídio da humanidade”.
3) Quais as razões que justificam a presença de jesuítas, áreas de ocupação espanhola e portuguesa da América?
Soluções para a tarefa
1-Buscando atingir os interesses mercantilistas hispânicos na América, os colonizadores desse país buscaram empreender meios para extrair a abundante disponibilidade de metais preciosos do continente americano. Contudo, sem possuir fácil acesso à mão de obra escrava dos africanos, os espanhóis tiveram que empregar formas de trabalho que pudessem transpor a riqueza colonial à metrópole espanhola.
Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios. Por sua vez, os trabalhadores recebiam uma baixa compensação salarial pelo trabalho desenvolvido nas minas. Após o fim da jornada, ainda recebiam uma quantidade de minério conhecida como partido.
As lastimáveis condições de vida proporcionadas por esse tipo de relação de trabalho acabou gerando uma severa diminuição na população indígena dessas regiões. Com o passar do tempo, a mita foi sendo paulatinamente substituída pela adoção da mão de obra livre. Nas regiões em que a escassez da mão de obra indígena se agravou