História, perguntado por leticiajogaib, 10 meses atrás

Quais são as semelhanças e diferenças entre o fascismo e o integralismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por mafrasarah213
6

O fascismo no Brasil teve na Ação Integralista Brasileira (AIB) sua principal organização, criada na década de 1930, logo após o Movimento Constitucionalista de 1932. Seu principal representante foi Plínio Salgado, e os membros da AIB eram conhecidos por integralistas, camisas verdes ou, pejorativamente, como galinhas-verdes, por conta da cor de seus uniformes. O que principalmente caracterizava o integralismo era o exacerbado militarismo e o nacionalismo.

A semelhança com os grupos nazifascistas europeus ia do uniforme às saudações, passando, claro, pela doutrina que proclamavam. Tinham como símbolo a letra grega sigma, ∑, que ostentavam em bandeiras e braçadeiras, significando a somatória da população, integrada e unida em um Estado centralizado e militarizado. Este conjunto de símbolos contava ainda com a saudação efetuada entre os militantes, proferindo a palavra indígena anauê, semelhante ao “heil Hitler” dos nazistas, mas com coloração tupi-guarani. A necessidade de apresentar o movimento como um corpo único evitava fomentar o individualismo, sendo os membros sempre apresentados publicamente de forma homogênea, em seus uniformes e posturas. A principal base social de apoio dos integralistas era as chamadas classes médias urbanas e alguns grupos de intelectuais.

Respondido por andredeggau
1

O integralismo foi uma versão brasileira do fascismo, representado pela Ação Integralista Brasileira (AIB).

O fascismo nasceu na Itália como movimento de extrema-direita que pregava ataques aos judeus, o ataque ao comunismo, o autoritarismo como forma de governo e o culto à personalidade do líder. O fascismo se desenvolveu em vários países , como Itália, Alemanha (na imagem), Portugal e Espanha - só para citar os lugares em que o fascismo chegou ao poder;

No Brasil, a Ação Integralista Brasileira (AIB) teve inspirações fascistas, mas como em todo lugar esse tipo de fascismo teve características próprias: no Brasil, onde havia menos população judia, o ódio aos judeus era menor. O grupo existiu entre 1932 e 1938, quando foi posto na ilegalidade pelo Estado Novo.

Saiba mais sobre o integralismo: https://brainly.com.br/tarefa/6177140

Anexos:
Perguntas interessantes