quais são as regras básicas do jogo de xadrez (sem plágio)
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Bom Dia
O xadrez é um jogo dinâmico que é jogado num tabuleiro de 8 por 8 casas.
Temos no total 16 peças para cada um, sendo elas: 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, 1 dama, 1 rei e 8 peões.
Cada peça tem sua determinada movimentação e função.
A torre: Move apenas em horizontais e verticais.
O bispo: Move apenas em diagonais, na cor da casa que ele se inicia, ele só permanece nela, por isso temos o bispo de casas claras e o de casas escuras.
O cavalo: Anda em "L" pulando as casas e parando apenas no final, o "L" é composto de 2 casas para frente e uma para a esquerda ou direita.
A dama/rainha: É a junção do bispo e da torre ao mesmo tempo.
O rei: É a peça principal do jogo e é ela que deve ser defendida, anda 1 quadrado em todas as direções por vez, não pode andar em quadrados nos quais estão em alcance das peças do adversário.
Peões: Andam 1 quadrado apenas para frente, mas caso estejam no lugar de partida eles podem dar apenas um passo principal pulando 2 casas para frente, ou até mesmo 1. Só pode comer na diagonal 1 casa a frente.
O check funciona quando você move alguma peça e o lugar que ela fica, (seu novo alcance) atinge o rei, no check o rei deve escapar, ou a peça deve ser capturada ou o caminha da peça deve ser obstruída.
O check mate funciona quando você dá um check no seu o ponente mas ele não consegue "sair do check", o jogo acaba e você ganha.
Para capturar uma peça o jogador deve movimentar a sua peça e tomar o lugar da peça que capturou.
O jogo é empatado quando:
Não tem material (peças) o suficiente para dar check mate. (Nesse caso deve se ter no mínimo o rei e 2 cavalos, ou o rei e 2 bispos ou o rei 1 cavalo e 1 bispo, contando que independente do que seja, um peão, uma torre e uma rainha sempre é material o suficiente.)
O rei está afogado, o seu oponente não poder dar nenhum movimento valido; afogamento.
Check perpétuo, quando você fica dando check infinitamente e seu oponente não pode terminar com essa infinidade de check.
Conclusão, se os 2 quiserem que empate, os 2 podem empatar.
Caso o peão chegue na última casa do seu oponente, ele deve ser promovido a sua escolha: Dama, Torre, Cavalo e Bispo.
A imagem a seguir apresenta a foto de um tabuleiro de xadrez e a posição inicial das peças.
Espero ter ajudado!