Geografia, perguntado por duardasouzza, 5 meses atrás

Quais são as consequências do desemprego nos diversos países do mundo ​

Soluções para a tarefa

Respondido por badbabe
1

Resposta:

Entre as consequências estão: o empobrecimento; o aumento do subemprego e da informalidade; o adoecimento da população, acometida sobretudo por problemas psicológicos.

Explicação:

Respondido por reissofia327
0

Resposta:

O desemprego é a condição dos indivíduos que se encontram em idade para trabalhar, estão em busca de trabalho, mas não conseguem encontrar uma atividade e, portanto, não possuem fonte de renda. Suas causas vão desde a automatização de processos produtivos até crises econômicas cíclicas e temporárias.

Mais recentemente, a pandemia da covid-19 tornou-se um determinante da condição do desemprego. Entre as consequências estão:

o empobrecimento;

o aumento do subemprego e da informalidade;

o adoecimento da população, acometida sobretudo por problemas psicológicos.

Causas do desemprego

O desemprego é causado por fatores de ordem estrutural ou conjuntural, podendo ainda estar atrelado a motivações de caráter pessoal.

A principal causa estrutural encontra suas origens no processo de globalização e consequente modernização e informatização das técnicas produtivas, levando ao maior índice de automatização dos processos de produção em uma série de indústrias e setores da economia. Esse processo provoca a redução e extinção de determinados postos de serviço, sobretudo braçais, e uma série de demissões.

Além disso, ocorre a criação de novas funções, que exigem maior qualificação do trabalhador, excluindo uma parcela de indivíduos do mercado. Dois dos exemplos mais utilizados quando tratamos desse assunto são a indústria automobilística, principalmente na etapa de montagem, e a agricultura intensiva.

O desemprego originado pela modernização da base produtiva e obsolescência de determinadas profissões é mais comum nos países desenvolvidos, embora aconteça também nos países considerados subdesenvolvidos. Nestes, as causas estruturais para o desemprego estão mais profundamente ligadas ao sistema econômico e à organização social.

Anexos:
Perguntas interessantes