quais são as características do movimento de translação
Soluções para a tarefa
Translação é um movimento que a Terra executa em torno do Sol de forma elíptica. Durante o deslocamento desse movimento, a Terra viaja a uma velocidade de cerca de 108 mil quilômetros por hora. Para a conclusão do movimento de translação, são necessários - segundo os astrônomos - 365 dias e 6 horas (um ano).
Em todas as translações se observa que um mesmo elemento se desloca numa determinada direção e sempre paralelo a si próprio, isto é, sem nunca rodar.
Num friso há um motivo que se repete periodicamente, numa determinada direção e sempre paralelo a si mesmo.
Translação é o nome do movimento descrito pelos planetas em torno do Sol. A trajetória é feita no sentido de Oeste para Leste.
O planeta Terra demora 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 48 segundos para percorrer a rota elíptica em torno do Sol. Como o ano tem 365 dias, as horas acumuladas são descontadas ao fim de quatro nos chamados anos bissextos, quando o mês de fevereiro é acrescido do 29º dia.
Em consequência do movimento da Terra em torno do Sol há maior ou menor irradiação de luz sobre os hemisférios e, por isso, sentimos a mudanças das estações – Primavera, Verão, Outono e Inverno.
As estações do ano são opostas nos dois hemisférios Norte e Sul. Quando é Inverno do hemisfério Sul é Verão no Norte e vice-versa.
A esta inclinação é dada o nome de obliquidade da eclíptica, que forma um ângulo de 23º e gera diferença na incidência dos raios solares sobre a superfície terrestre. E esta diferença de recebimento de luz é chamada de solstício. Quando não há diferença, o nome do fenômeno é equinócio.
O solstício de verão ocorre todos os anos ao dia 21 ou 22 de dezembro e marca o início do Verão no hemisfério sul e do Inverno no hemisfério norte.