História, perguntado por raissamatta491, 6 meses atrás

Quais reflexões são apresentadas no excerto do texto I em relação à Casa-grande & senzala de Gilberto Freyre? Em que medida, segundo a autora, a obra “positivou” a mestiçagem


loudbabi2516: Analise, dentro do discurso freyreano, a ideia de que o brasileiro mestiço seria um modelo racial de “boa convivência” e “entrelaçamento entre diferentes”. Essa questão está relacionada ao mito da “democracia racial” que ainda sobrevive no Brasil? Explique. *

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
86

A obra Casa-Grande e Senzala de Gilberto Freyre serviu para positivar a ideia de mestiçagem na medida que apontou este como um elemento fundamental da formação da população brasileira, sendo algo que é parte da história de todos os brasileiros.

O que é a mestiçagem?

É a prática de casamentos e a geração de filhos entre pessoas que são membros de diferentes grupos étnicos, o que no Brasil se deu principalmente entre povos europeus, povos ameríndios e povos africanos. A obra de Gilberto Freyre ajudou a entender o quão comum foi este processo e o quanto isto foi importante para a formação do povo brasileiro.

Mais sobre Gilberto Freyre em:
https://brainly.com.br/tarefa/6277261

Anexos:

marialuizamartinspou: qual é a b e a c???
00001021734949sp: B)Análise, dentro do discurso freyreano, a ideia de que o brasileiro mestiço seria um modelo racial de “boa convivência” e “entrelaçamento entre diferentes”. Essa questão está relacionada ao mito da “democracia racial” que ainda sobrevive no Brasil? Explique.
00001021734949sp: c) Segundo Lilia Schwarcz, a partir da década de 1930, o “elemento mestiço” passa a ser um traço da singularidade do brasileiro, não apenas nos meios intelectuais - como na obra de Freyre, mas nas políticas públicas, na cultura, e em espaços “oficiais”. Em que aspectos esses discursos do “mestiço nacional” influenciaram a ideia de desafricanização? Dê exemplos.
00001021734949sp: Alguém me ajuda e pra hoje
Perguntas interessantes