História, perguntado por brenddaluiza, 9 meses atrás

Quais razões que levaram ao fracasso do imperialismo napoleônico?​

Soluções para a tarefa

Respondido por anavieirapedroso
2

As guerras napoleônicas transformaram o mapa geopolítico da Europa em pouco mais de dez anos. Tendo tornado-se imperador da França em 1804, Napoleão Bonaparte deflagrou seus principais combates após esse ano. Em 1805, travou duas batalhas célebres: a Batalha de Trafalgar, contra a Inglaterra, no mar, e a Batalha de Austerlitz, contra uma coalizão de russos e austríacos, no continente.

A primeira (Trafalgar) dessas duas batalhas foi perdida, sobretudo em razão da genialidade do Almirante Nelson, comandante das frontas inglesas. A segunda (Austerlitz) selou o triunfo de Napoleão sobre o continente europeu, haja vista que o exército francês massacrou o número superior de soldados austríacos e russos.

Entretanto, após quase dez anos exercendo a hegemonia político-militar no continente europeu, o Império Napoleônico passou a sofrer vários problemas de ordem social e econômica. As guerras travadas em todo o continente contra espanhóis, austríacos, russos, ingleses, entre outros, eram dispendiosas e desgastantes. Além disso, o empenho contra a Inglaterra, expresso no Bloqueio Continental, agravava ainda mais a situação. Napoleão passou a ser pressionado pela Nação Francesa, a partir de 1813, a abandonar o cargo de imperador.

Espero ter ajudado :3

Respondido por carvalhosara725
1

as primeiras vitórias militares de Napoleão ocorreram antes da tomada do poder, em 1799. Nas invasões das regiões do Norte da Itália, o militar francês conseguiu a formação de repúblicas pró-França, um prenúncio das futuras ações do Imperador. Conseguiu também territórios do Império Austríaco, na região dos Países Baixos, iniciando uma rivalidade que iria durar todo o período de sua permanência no poder do Estado francês.

Perguntas interessantes