Quais paises participam do esporte paralimpivo*Tênis de mesa*
Soluções para a tarefa
Resposta:
Desde que entrou no programa olímpico, o tênis de mesa distribuiu 28 medalhas de ouro. A China ficou com nada menos do que 24 medalhas, um aproveitamento de mais de 85%. Além dos chineses, apenas outros dois países subiram ao lugar mais alto do pódio: Coreia do Sul (três vezes) e Suécia.
A última vez que um chinês não ficou com o ouro em um torneio olímpico de tênis de mesa foi em Atenas-2004. O sul-coreano Seungmin Ryu levou a melhor sobre o chinês Hao Wang na final de simples daquele ano. Além de Wang, o também chinês Liqin Wang completou o pódio no terceiro lugar.
Outro feito impressionante dos chineses é o domínio completo das medalhas de ouro em duas edições consecutivas dos Jogos. Em Atlanta-1996 e Sidney-2000, eles conquistaram todas as medalhas de ouro em disputa. O mesmo ocorreu em Pequim-2008 e Londres-2012. Caso isso se repita no Rio de Janeiro-2016, será a primeira vez que a China domina completamente três Olimpíadas seguidas no tênis de mesa.
A baixinha Deng Yaping precisou superar o preconceito antes de se tornar uma verdadeira lenda da modalidade. Com apenas 1,50m de altura, Deng só conseguiu ser convocada para a Seleção Chinesa de tênis de mesa em 1988, quando tinha 15 anos. Isso poderia ter ocorrido antes, já que aos 13 Deng já era a campeã chinesa, mas acabou preterida por causa da estatura.
O talento da mesatenista falou mais alto. De 1989 a 1997, Deng conquistou impressionantes nove títulos mundiais, entre simples e duplas. Nas Olimpíadas, foi igualmente impressionante. Tanto em Barcelona-1992 quanto em Atlanta-1996, a baixinha conquistou a medalha de ouro em simples e duplas. Em 1999, foi reconhecida como a personalidade esportiva do século na China, coroando a brilhante carreira.