História, perguntado por karenluanna806, 1 ano atrás

Em 2017, relembramos os 100 anos da Revolução Russa. Depois de longo tempo de reivindicações, greves e crise, em outubro de 1917, um dos vários grupos revolucionários acabaria chegando ao poder. Sobre esse tema, fazem-se as seguintes afirmações. I. O governo da Rússia, naquele período, era uma monarquia. O Imperador era chamado de Czar, detinha poderes absolutos e também era o líder da Igreja Ortodoxa Russa. II. Os dois principais grupos de oposição ao Czar eram os mencheviques, que defendiam a implantação de medidas radicais, e os bolcheviques, que representavam o menor grupo e o mais conservador entre os socialistas. III. O Império Russo vivia um longo período de crise, que foi realimentado pela participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que desencadeou uma séria crise econômica, além de greves e passeatas, em função da fome, miséria e incapacidade do governo de resolver os problemas.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
20

I é parcialmente falsa. Em Outubro de 1917 a Rússia já não era mais uma Monarquia, tendo sido a Monarquia abolida na Revolução Branca, ocorrida em fevereiro de 1917.

II é falsa. Os Mencheviques eram reformistas e moderados, enquanto que os Bolcheviques eram radicais.

III é verdadeira. A Rússia era, para os padrões europeus, um país tecnologicamente atrasado e economicamente subdesenvolvido. A maior parte da sua população era ainda de camponeses e o sistema político era opressivo. A crise da Guerra acabou acelerando o fim deste sistema que já vivia, desde 1905, quando foi derrotado pelo Japão, uma crise profunda.

Perguntas interessantes