Quais os legados da filosofia grega ?
Soluções para a tarefa
No mundo antigo, o ser humano acreditava que o conhecimento era um mistério e era secreto, e que só poderia ser revelado pelos deuses. Isso se devia ao fato de que o ser humano era ainda possuidor de uma consciência mítica, ou seja, buscava explicações míticas e fantasiosas para explicar fenômenos desconhecidos. Com isso, acreditava-se que o mundo era criado por divindades e que estas eram portadoras do conhecimento e que passavam esse conhecimento para os homens através de revelações. Gosto de citar a bíblia, principalmente o antigo testamento, como um exemplo de uma escritura escrita por homens primitivos com consciência mítica. Na Grécia, havia os poetas, que eram tidos como autoridades escolhidas pelos deuses para contar a origem de tudo mediante revelação dos deuses.
Passando do mito à razão, surgiu a Filosofia na Grécia e tudo isso mudou. A filosofia grega deu a ideia de que o ser humano poderia sim alcançar o conhecimento por si só, sem necessidade de alguma divindade. A partir deste momento em que o homem descobre isso, inutiliza a necessidade de deuses para se alcançar o conhecimento. O ser humano agora sabe que as leis necessárias e universais poderiam ser plenamente conhecidas através do pensamento.
Essa contribuição da Filosofia Grega para o pensamento ocidental iluminou a mente humana e revolucionou e desmistificou a Teoria do conhecimento, fazendo o ser humano descobrir que o conhecimento não estava nas mãos de divindades e que poderia ser alcançado por esforço próprio. O ser humano percebe que pode descobrir e aprender sobre as leis universais e agora fará de tudo para conhecê-las, dando origem à ciência.
A Filosofia grega deixou diversas contribuições importantes para o pensamento ocidental. Contribuições que foram uma verdadeira luz que iluminou uma era obscurecida por misticismos e crendices.