História, perguntado por marianomaria20, 1 ano atrás

Quais foram as principais consequências do imperialismo para os continentes africano e asiático ?

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
366
Olá, tudo bem? Antes de responder à pergunta, precisamos definir o que é o imperialismo como conceito histórico. Também conhecido como neocolonialismo, ele é uma prática sistemática de forte influência política, às vezes até controle estrito, que nações poderosas advindas da Europa usaram em nações subdesenvolvidas africanas e asiáticas desde aproximadamente 1870 até a metade do século XX. Existe uma linha de pensamento que defende que o imperialismo nunca acabou, apenas se alterou para um forma de pressão econômica de países ricos para países pobres. Como parece que a intenção da pergunta está nas consequências do imperialismo histórico, porém, vamos focar a resposta nele.

Na África, a atuação imperialista pode ser considerada mais direta, já que países europeus não apenas interviram militarmente no continente em diversas ocasiões, mas também literalmente repartiram o território africano entre si na chamada Conferência de Berlim (1885). Esta divisão artificial das terras é considerada o pior legado do imperialismo na África, uma vez que a separação e união forçada de povos num mesmo país causaria permanentes tensões étnicas, que muitas vezes evoluíram para guerras civis que destroçaram o continente. Além disso, o próprio sistema colonial prejudicou muito as economias e culturas africanas, sendo um fator majoritário para tornar a África o mais pobre dos continentes habitados até hoje.

Na Ásia, o início da influência europeia sistemática data de ainda mais longe, iniciando-se no século XV, e atingiu seu auge no período da Primeira Guerra Mundial. Pode-se considerar, porém, que o seu impacto neste continente foi menos devastador do que no continente africano, atingido em cheio pela Partilha em 1885. De qualquer forma, a Ásia sofreu com a exploração econômica, social e política perpetrada pelos países europeus, e os reflexos dessa exploração podem ser vistos em alguns países até hoje.
Respondido por ferretti
118

O Imperialismo devastou a África e a Ásia, de diferentes formas.

Uma das marcas do imperialismo foi o Congresso de Berlim, levado a cabo em 1878. Neste Congresso foram divididas as terras do continente Africano entre os países europeus somados do Império Otomano. No caso da Ásia algo semelhante ocorreu, com uma divisão de partes do território da China e da Índia (hegemonicamente britânicas).

O resultado foi morte, perseguição, exploração da mão de obra e a instalação de ditadura que retiraram a liberdade e impediram movimentos de independência e autonomia locais.

Só no domínio do Congo, por exemplo, foram mortos cerca de 10 milhões de pessoas.

Vale notar que um agravante deste período foi a ascensão de conflitos internos do continente, já que diferentes grupos tribais rivais, eram misturados. Isso também é notado pela divisão territorial da África atualmente.

Em anexo, a África dividida.

Saiba mais:  https://brainly.com.br/tarefa/19033636

Anexos:
Perguntas interessantes