Geografia, perguntado por alyssontheo8, 11 meses atrás

quais foram as fases da industrialização brasileira? Explique cada uma delas


jrogerio512: A industrialização no Brasil passou por quatro fases:
Primeiro período de 1500 - 1808: Proibição
Havia restrição das atividades industriais no Brasil.
Segundo período de 1808 - 1930: Implantação
Teve como característica a implantação de impostos.
jrogerio512: Terceiro período de 1930-1956: Revolução Industrial
Revolução de 1930, no governo de Getúlio Vargas, que implantou mudanças importantes no plano da política interna, utilizando uma política industrializante.
Quarto período de 1956-Atualmente: Internacionalização
Desenvolvimento da industria e expansão da mesma, com comunicações internacionais.
jrogerio512: desculpa por comentar separadamente estou pelo pc, espero ter ajudado!!

Soluções para a tarefa

Respondido por maryalvesofc91
11

Primeira etapa: entre 1500 e 1808, quando o Brasil ainda era colônia, a metrópole não aceitava a implantação de indústrias (salvo em casos especiais, como os engenhos) e a produção tinha regime artesanal.

Segunda etapa: entre 1808 a 1930, ficou marcada pela chegada da família real portuguesa, nesse tempo foi concedida a permissão para a implantação de indústria no país, declínio do café (muitos fazendeiros deixaram as atividades do campo e entraram no setor industrial)

Terceira etapa: entre 1930 e 1955, a indústria recebeu muitos investimentos dos ex-cafeicultores, também em logística, a construção de vias de circulação de mercadorias, matérias-primas e pessoas, foi instalada a Companhia Siderúrgica Naciona (empresa de extrema importância no sistema produtivo industrial), foi instituída uma das mais promissoras empresas estatais: a PETROBRAS

Quarta etapa: em 1955 e segue até os dias de hoje, foi promovida inicialmente pelo presidente Juscelino Kubitschek, que promoveu a abertura da economia e das fronteiras produtivas, permitindo a entrada de recursos em forma de empréstimos e também em investimentos com a instalação de empresas multinacionais, as medidas produtivas tiveram novos rumos, como a intensificação da entrada de empresas e capitais de origem estrangeira comprometendo o crescimento autônomo, que resultou no incremento da dependência econômica, industrial e tecnológica em relação aos países de economias consolidadas. No fim do século XX houve um razoável crescimento econômico no país, promovendo uma melhoria na qualidade de vida da população brasileira, além de maior acesso ao consumo. Houve também a estabilidade da moeda, além de outros fatores que foram determinantes para o progresso gradativo do país.

Respondido por rafaela2020s
12

vou colocar só um pedaço de cada época tá??

espero ter ajudado

A industrialização no Brasil pode ser dividida em quatro períodos principais:

o primeiro período, de 1785 a 1808, chamado de "Proibição";

Nesta época se fazia restrição ao desenvolvimento de atividades industriais no Brasil. Apenas uma pequena indústria para consumo interno era permitida, devido às distâncias entre a metrópole e a colônia. Eram, principalmente, de fiação, calçados.

o segundo período, de 1808 a 1930, chamado de "Implantação";

Em 1808 chegando ao Brasil a família real portuguesa, D. João VI revogou o alvará, abriu os portos ao comércio exterior e fixou taxa de 24% para produtos importados, 15% para os ingleses e 16% para os produtos portugueses.

Em 1808 chegando ao Brasil a família real portuguesa, D. João VI revogou o alvará, abriu os portos ao comércio exterior e fixou taxa de 24% para produtos importados, 15% para os ingleses e 16% para os produtos portugueses.Em 1810 através de um contrato comercial com a Inglaterra, foi fixada em 15% a taxa para as mercadorias inglesas por um período de 15 anos. Neste período, o desenvolvimento industrial brasileiro foi mínimo devido à forte concorrência dos produtos ingleses que, além de serem de melhor qualidade, eram mais baratos.

o terceiro período, de 1930 a 1956, conhecido como fase da Revolução Industrial Brasileira;

Foi marcado pela Revolução de 1930, com Getúlio Vargas, que operou uma mudança decisiva no plano da política interna, afastando do poder do estado oligarquias tradicionais que representavam os interesses agrários-comerciais. Getúlio Vargas adotou uma política industrializante, a substituição de mão de obra imigrante pela nacional. Essa mão de obra era formada no Rio de Janeiro e em São Paulo, em função do êxodo rural (decadência cafeeira) e dos movimentos migratórios de nordestinos.

e o quarto período, após 1956, chamado de fase da internacionalização da economia brasileira. A partir da década de 1980, teve início a desindustrialização no Brasil.

Ao final da Segunda Guerra Mundial o Brasil dispunha de grandes reservas de moeda estrangeira, divisas, fruto de ter exportado mais do que importado e houve um crescimento de 8,9% de 1946 a 1978.

Ao final da Segunda Guerra Mundial o Brasil dispunha de grandes reservas de moeda estrangeira, divisas, fruto de ter exportado mais do que importado e houve um crescimento de 8,9% de 1946 a 1978.Enquanto nas décadas anteriores houve predominância da indústria de bens de consumo, na década de 40 outros tipos de atividade industrial começam a se desenvolver como no setor de minerais, metalurgia, siderurgia, ou seja setores mais sofisticados tecnologicamente.

Perguntas interessantes