Quais foram as consequências das ações do partido comunista da União Soviética na transição de uma economia capitalista para a socialista?
guilhermevande1:
A pergunta é sobre a transição do Capitalismo para o Socialismo, ou do Socialismo para o Capitalismo?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Durante o século XIX, a Rússia era considerada, juntamente com países como Inglaterra, França, Alemanha e Áustria, uma das maiores potências de toda a Europa. Entretanto, enquanto esses países encontravam-se em um grande processo de industrialização e modernização, a Rússia ainda estava em um patamar considerado atrasado.
- Entre os anos de 1907 e 1914, a Rússia encontrou um ambiente relativamente ameno, com a volta do crescimento econômico e a distribuição de terras aos camponeses. Mas, ao longo do tempo, a oposição começou a ganhar bastante força, principalmente com o lado socialista baseado nas ideias de Karl Marx. Nesse sentido, a ideia era que os problemas somente acabariam com a abolição do capitalismo e a consequente implantação do comunismo.
- Divididos em dois grupos distintos, os comunistas tinham ideias mais radicais (bolcheviques, liderados por Lenin) e moderadas (mencheviques). Com o estouro da Primeira Guerra Mundial, em 1914, várias consequências recaíram sobre a Rússia, com a desorganização econômica, a fome e a pobreza, os protestos contra o império e, finalmente, a renúncia por parte do Czar, em 1917.
- A queda do imperador fez com que um cenário de disputa surgisse, de modo que o governo provisório, ocupado pela burguesia, adotasse algumas medidas que iam desde a anistia para presos políticos até a redução da jornada de trabalho para 8 horas. Apesar disso, os camponeses, que queriam terras, e os operários, que buscavam melhores salários, continuavam insatisfeitos.
Caso ainda fique dúvidas, pesquise sobre a Revolução Russa de 1917.
Perguntas interessantes
Geografia,
5 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás