Geografia, perguntado por Nanana0predera1, 1 ano atrás

Quais fatores que favoreceram a concentração de indústrias em São Paulo a partir do final do século XIX???

Soluções para a tarefa

Respondido por pedrokaua121
2
Pela tabela, percebe-se que a industrialização nacional começou com a indústria leve ou de bens de consumo não-duráveis, não ocorrendo a implantação de indústria de bens de produção, exigindo a impor- tação de máquinas, aumentando a dependência tecnológica em relação aos países ricos. Essas indús- trias verificadas na tabela exigiam baixo investimento de capital e atendiam às necessidades imediatas da população.

No campo político, surgiram as ligas operárias em 1870, que originaram os sindicatos de trabalhadores, evidenciando os conflitos entre os trabalhadores e os empresários. Aqueles reivindicavam aumento de salário, redução da jornada de trabalho e melhores condições para se trabalhar; enquanto estes respon- diam com ameaça de desemprego.

Em suma, a nossa industrialização inicial ficou conhecida por tardia, pois os países centrais já estavam bem avançados, o que garantia a hegemonia mundial.

Exercícios Resolvidos

01. Indique pelo menos três fatores positivos para uma adequada localização de indústrias.

Resposta

Proximidade das matérias-primas, do mercado consumidor, de mão-de-obra numerosa, das vias de transporte, de energia abundante etc.

02. (Fuvest-SP) Relacione e justifique dois fatores relevantes que favoreceram o processo de industria- lização na cidade de São Paulo.

Resposta

– Concentração de capitais advindos do café, pois os recursos obtidos com a sua exportação perma- neciam no Brasil, diferentemente da cana no período colonial.

– Criação de mercado consumidor devido ao em- prego de mão-de-obra assalariada, exemplificada pelos imigrantes.

Leitura Complementar 



4. A Revolução Industrial

Brasileira

A industrialização brasileira iniciou-se no século XIX, sem apoio do Estado, uma vez que não existia uma clara política estatal para o setor, mas, a partir de 1930, o Estado assumiu a industrialização, o que causou uma verdadeira revolução. Os fatores eram positivos, como o êxodo rural gerado pela crise na cafeicultura, aumentando a classe operária e o próprio mercado consumidor; a redução das importações, devido à crise mundial de 1929; a substituição dessas importações, devido à Segunda Guerra Mundial.

Junto a esses fatores, Getúlio Vargas adotou uma política nacionalista calcada num desenvolvimento autônomo com base industrial, fato exemplificado pelo plano qüinqüenal de 1939; pela instalação da Compa- nhia Siderúrgica Nacional, a CSN ( 1941 ), em Volta Redonda; e pela criação da Companhia Vale do Rio Doce, a CVRD ( 1942 ), em Minas Gerais, atuando na área extrativa. Ainda no “ espírito” nacionalista, surgiu, em 1938, o Conselho Nacional do Petróleo, e a Petrobras, em 1953, objetivando controlar o petróleo para o desenvolvimento dos transportes.

Perguntas interessantes