História, perguntado por mickaellyo191, 6 meses atrás

quais fatores influenciaram os escravos africanos, depois de muito tempo no Brasil, a se comunicar falando o português?​

Soluções para a tarefa

Respondido por lucascalega2020
1

Resposta:

Explicação:

Línguas africanas influenciaram o português falado no Brasil, sobretudo no que diz respeito à linguagem popular brasileira, como apontam alguns estudos. Retomando e resgatando a história do país, é possível começar a mergulhar no tema.

Entre os séculos XVI e XIX, mais de quatro milhões de africanos originários de duas regiões da África subsaariana – banto e oeste-africana (também chamada “sudanesa”) – foram trazidos ao Brasil em cativeiro por meio do tráfico transatlântico. Em 1823, o censo apontava 75% de negros e mestiços no total da população brasileira.

Para se ter uma ideia, só a região banto compreende um grupo de 300 línguas muito semelhantes – faladas em 21 países, como Moçambique, Angola e África do Sul –, sendo o quicongo, o quimbundo e o umbundo os de maior número de falantes no Brasil. Os dados são apresentados no artigo A influência de línguas africanas no Português brasileiro, da pesquisadora baiana Yeda Pessoa de Castro, etnolinguista e especialista em línguas africanas.

Perguntas interessantes