História, perguntado por mateusboscolo, 11 meses atrás

quais eram as principais diferenças políticas e econômicas entre o império romano e o feudalismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por anaclaraloures93
2

Resposta:

O feudalismo foi um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. Entre os séculos V e X, a Europa Ocidental sofreu uma série de transformações que possibilitou o surgimento dessas novas maneiras de se pensar, agir e relacionar. De modo geral, a configuração do mundo feudal vinculou-se a duas experiências históricas concomitantes: a crise do Império Romano e as Invasões Bárbaras.

A princípio a divisão do Império se deu por uma crise econômica administrativa, no qual contribuiu para a diminuição de funcionários do Estado. Além disso, outra consequência foi que a cada vez ficava mais difícil a administração, sendo mais prejudicial às províncias que eram mais longe de Roma.

Com isso, para que o problema tivesse solução, o Imperador Teodósio fez com que o Império fosse dividido em duas partes, sendo elas Ocidental, no qual a capital era Roma, e Oriental, sua capital era em Bizâncio, que fica próximo ao mar Negro.

A principal diferença entre o Império Romano Ocidental e o Oriental era que no Oriente continha mais riquezas, sendo que determinadas regiões como Egito, Síria, Palestina e Anatólia faziam parte do governo de Constantinopla. Além disso, o modo em que viviam era mais parecido com uma sociedade urbana de outras cidades como Jerusalém e Alexandria.

Já o Ocidente era adepto a emigração para o campo, no qual o sistema legionário era desfavorecido, porque faziam seus treinamentos em cidades mais desenvolvidas.

Explicação:

Perguntas interessantes