História, perguntado por mvsgiemra2, 1 ano atrás

Quais as principais críticas dos iluministas aos aspectos religioso, econômico e político do antigo regime?


yurineves1: e matheus
yurineves1: nao conseguiu achar a resposta tbm né

Soluções para a tarefa

Respondido por larissamachadss
0

As sociedades dos Estados absolutistas eram formadas por diversas classes sociais, dentre as quais eram dominantes a nobreza e a burguesia.

O Estado absolutista alimenta-se do conflito entre essas classes sociais, procurando administrá-lo para preservar uma situação de equilíbrio de forças entre elas. Tirando o máximo proveito dessa coexistência de forças, garantia o poder supremo da monarquia
Respondido por RafaelaFranca98
2
Religiosos: Contra os dogmas da igreja católicas que faziam seus seguidores acreditarem apenas no que a igreja e a Bíblia diziam, não usando, portanto, a própria mente para pensar e criticar, os católicos deveriam seguir fielmente o que a Igreja pregrava e pensar e criticar de forma autônoma era visto como um pecado contra a palavra de Deus.
Econômico: O Mercantilismo que se caracterizava pela forte interferência do Estado na economia, os iluministas defendiam um mercado liberal sem intervenção do Estado.
Político, crítica ao Absolutismo, diziam que aquela forma de governo era autoritária e tirana, defendiam a criação dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), o uso da república e governo mais democrático.
Perguntas interessantes