quais artistas brasileiros não usando soldados características do movimento em suas obras
Soluções para a tarefa
Resposta:
Numa tarde de maio de 1969, soldados invadiram o Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio à caça de elementos subversivos. O alvo da operação? A arte. Os militares foram enviados para impedir a exposição VI Bienal de Jovens em Paris, que estava prestes a abrir as portas ao público.
A mostra reunia obras de artistas brasileiros que haviam sido selecionados para a Bienal de Paris daquele ano, como o ainda jovem Antonio Manuel, que nos anos seguintes viveria uma série de episódios de censura.
"Era uma exposição de arte, mas o nível de violência que se vivia era tamanho que ela foi fechada por soldados de metralhadora", lembra Manuel, hoje com 71 anos. "Meu trabalho foi muito marcado pelo clima repressivo, de exceção, que vivemos. E o período mais agressivo, mais violento, veio com o AI-5."
Decretado pelo presidente Artur da Costa e Silva há cinquenta anos, em 13 de dezembro de 1968, o Ato Institucional nº 5 foi o mais duro dos 17 atos institucionais decretados a partir de 1964 pelo regime militar, autorizando o presidente a fechar o Congresso por tempo indeterminado, cassar mandatos parlamentares e suspender direitos políticos de qualquer cidadão.