quais alimentos que combate a ansiedade e evita obesidade, preciso urgente por favorr.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Frutas:
- As cítricas - laranja, limão, acerola, kiwi, morango e abacaxi - são fontes de vitamina C, o que ajuda a reduzir a secreção do cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade.
- A banana é rica em vitamina B6 e tem alto teor de triptofano, fatores que colaboram com a produção de serotonina, auxiliando o bem-estar.
- Fonte de vitaminas A, B1, B2, B6 e C, e de zinco, magnésio e selênio, a maçã ajuda a diminuir a ansiedade.
Peixes e carnes magras:
- As carnes e peixes contêm um aminoácido chamado taurina, substância que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado Gaba, utilizado pelo organismo para controlar a ansiedade de forma natural.
- Esses alimentos, assim como ovos, leites e derivados, também são ótimas fontes de triptofano, aminoácido que, em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio, produzem serotonina.
Espinafre:
- Rico em ácido fólico, o espinafre auxilia na eliminação de resíduos químicos oxidantes produzidos pelo excesso de trabalho ou estresse, fatores externos responsáveis pela ansiedade.
Chocolate:
- Os que contém mais de 70% de cacau, além de serem menos calóricos, são ricos em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina. O mel também contribui para a produção da substância no cérebro.
Tenha uma vida ativa e previna a obesidade
Levar uma vida sedentária é um dos fatores de risco para a obesidade, principalmente em pessoas que já possuem predisposição genética para engordar. Por isso, é importante manter-se ativo! E não estamos falando de ir à academia todos os dias, embora essa seja uma boa forma de manter um ótimo peso.
O simples hábito de fazer caminhadas ou subir escadas em vez de usar o elevador já pode ajudar bastante. Trocar o carro ou transporte público pela bicicleta para ir ao trabalho, também é uma excelente forma de manter seu corpo em atividade e evitar o ganho de peso.
2. Mude seus hábitos alimentares
A alimentação também tem um papel fundamental na manutenção do peso ideal e consequentemente para prevenir a obesidade. Se você se “entope” de pizza, refrigerante, fast food, doces e alimentos processados e embutidos, logo terá problemas com a balança. O
melhor é manter uma dieta equilibrada, consumindo frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, carnes magras, entre outros. Claro que não precisa abdicar definitivamente das guloseimas, mas consuma somente de vez em quando.
3. Controle seu peso
É comum a pessoa ganhar peso e só perceber isso quando a roupa começa a ficar apertada. Para evitar que você engorde muito sem perceber, faça um acompanhamento semanal de seu peso. Se perceber que está ganhando quilos extras, mude alguns hábitos para perdê-los rapidinho. Lembre-se que é bem mais fácil emagrecer dois ou três quilos do que cinquenta!
4. Faça acompanhamento médico
Ir ao médico regularmente ajuda a preservar uma boa saúde e manter o peso ideal. Fazer o check-up com o seu doutor todo ano também ajuda na prevenção da obesidade. Realize consultas e exames médicos para verificar se o seu organismo está funcionando em perfeito estado, isso ajuda a precaver o surgimento de futuros problemas de saúde.

5. Coma apenas quando sentir fome
Algumas pessoas comem por ansiedade, além de ser um péssimo hábito, isso ainda contribui com a obesidade. Então, preste atenção aos sinais de seu organismo para identificar se sua vontade de comer é realmente fome. Evite beliscar entre as refeições!
Vale ressaltar que pessoas que não tem o hábito de tomar água durante o dia, podem facilmente confundir fome com sede. Por isso, você deve tomar bastante água, pois ela ajuda a evitar a obesidade