Q69 - A bile é produzida pelo fígado, armazenada na vesícula biliar e tem papel fundamental na digestão de lipídeos. Os sais biliares são esteroides sintetizados no fígado a partir do colesterol, e sua rota de síntese envolve várias etapas. Partindo do ácido cólico representado na figura, ocorre a formação dos ácidos glicocólico e taurocólico; o prefixo glico- significa a presença de um resíduo do aminoácido glicina e o prefixo tauro-, do aminoácido taurina. A combinação entre o ácido cólico e a glicina ou taurina origina a função amida, formada pela reação entre o grupo amina desses aminoácidos e o grupo A) carboxila do ácido cólico. B) aldeído do ácido cólico. C) hidroxila do ácido cólico. D) cetona do ácido cólico. E) éster do ácido cólico.
Soluções para a tarefa
A combinação entre o ácido cólico e a glicina ou taurina origina a função amida, formada pela reação entre o grupo amina desses aminoácidos é o grupo da alternativa letra a) carboxila do ácido cólico.
Vamos aos dados/resoluções:
E concluímos isso pois podemos obter a função amida reagindo uma amina primaria ou secundária e um acido carboxílico. Portanto, partimos do princípio que a combinação entre o ácido cólico e a glicina ou taurina origina a função amida, formada pela reação entre o grupo amina desses aminoácidos e o grupo carboxila do ácido cólico.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Resposta:
A) Carboxila do Ácido Cólico
Explicação:
A taurina ou glicina tem funções amina. Para formar uma amida, ou seja, um radical amino(-NH2) ligado a uma carbonila, precisamos reagir com uma outra substância que tenha carboxila, para que forme H2O como grupo de saída e assim possa entrar o grupamento amino. A única opção onde se tem uma carboxila é no ácido cólico. Portanto a opção A é a correta.