À perspectiva utilitarista, que só reflete a partir dos dados empíricos (interesses e necessidades dos indivíduos), Rawls opõe a exigência de princípios e valores fundamentais, que a nada podem ser sacrificados. Segundo ele, o atendimento dos desejos individuais imediatos e a prosperidade não devem ser conseguidos às expensas da liberdade e da igualdade de oportunidades. NEDEL, J. Teoria ético-política de John Rawls. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000, p. 27-28. John Rawls foi um filósofo americano contemporâneo que refletiu sobre o papel dos valores éticos na organização política. De acordo com a concepção abordada no trecho acima, pode-se inferir que a) é relevante aumentar a riqueza média e a prosperidade das nações, mesmo com oportunidades desiguais. b) deve haver uma completa negação dos desejos individuais e da prosperidade. c) em nome de uma sociedade futura mais solidária, é justificável atender a desejos individuais e busc
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Letra d.
John Rawls defende a ideia de que é essencial a valorização dos desejos do coletivo, e por isso, de forma alguma medidas que valorizem interesses do individual devem ser adotadas como corretas e como válidas.
Isso porque essa atitude representaria uma verdadeira situação marcada pela desigualdade social pela ausência de democracia. Portanto, não representaria um papel ou ainda, uma atitude baseada em conceitos éticos.
Respondido por
0
Resposta:
letra D
Explicação:
Perguntas interessantes