Q68 - Para que uma substância seja colorida ela deve absorver luz na região do visível. Quando uma amostra absorve luz visível, a cor que percebemos é a soma das cores restantes que são refletidas ou transmitidas pelo objeto. A Figura 1 mostra o espectro de absorção para uma substância e é possível observar que há um comprimento de onda em que a intensidade de absorção é máxima. Um observador pode prever a cor dessa substância pelo uso da roda de cores (Figura 2): o comprimento de onda correspondente à cor do objeto é encontrado no lado oposto ao comprimento de onda da absorção máxima.
Qual a cor da substância que deu origem ao espectro da Figura 1?
A) Azul.
B) Verde.
C) Violeta.
D) Laranja.
E) Vermelho.
Soluções para a tarefa
A cor da substância que deu origem ao espectro da Figura 1 é Vermelha.
O gráfico da Figura 1 mostra a intensidade da luz absorvida com relação ao comprimento de onda. Podemos perceber que na faixa dos 450-550 nm, a absorção de luz é máxima.
Ao analisarmos a Figura 2, notamos que a cor Verde está 100% dentro do espectro que estipulamos, pois 490-560 nm está entre 450-550 nm, região do gráfico de maior absorção.
No entanto, o enunciado afirma que a cor do objeto será a cor diametralmente oposta no círculo da figura 2. Dessa forma, o Vermelho está oposto ao Verde.
Resposta: E)
Resposta:
A alternativa correta é a E) Vermelho
Explicação:
Segundo o texto vamos analisar a região aonde a intensidade de absorção é máxima. Novamente, fazendo uma estimativa, nesta região, podemos dizer que o comprimento de onda (λλ) está entre 490(mm) e 500(mm). Agora, indo à roda de cores e obedecendo à regra de que o comprimento de onda correspondente à cor do objeto é encontrado no lado oposto ao comprimento de onda da absorção máxima, iremos encontrar o vermelho.
Espero ter ajudado :)