Q111 - Nessa estranha dignidade e nesse abandono, o objeto foi exaltado de maneira ilimitada e ganhou um significado que se pode considerar mágico. Daí sua "vida inquietante e absurda”. Tornou-se ídolo e, ao mesmo tempo, objeto de zombaria. Sua realidade intrínseca foi anulada. (JAFFÉ, A. O simbolismo nas artes plásticas. In: JUNG, C.G. (org.). O homem e os seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008).
A relação observada entre a imagem e o texto apresentados permite o entendimento da intenção de um artista contemporâneo. Neste caso, a obra apresenta características
A) funcionais e de sofisticação decorativa.
B) futuristas e do abstrato geométrico.
C) construtivistas e de estruturas modulares.
D) abstracionistas e de releitura do objeto.
E) figurativas e de representação do cotidiano.
Soluções para a tarefa
Alternativa D
A arte é um modo de expressão sem necessidade de ser real.
Apesar dos valores (bonito, feio, bom, ruim) e pelas criticas
que também se relacionam ao valor da obra, as suas produções tem
total liberdade para criar, ara expressar da maneira que o artista achar
conveniente determinado ponto.
A arte contemporânea pós Duchamp, que colocou um urinol na sala de exposições e fez as pessoas olharem com outro valor para a peça presente em diversos banheiros do mundo, mostrou que um objeto cotidiano tirado de seu espaço habitual pode apresentar um outro significado.
Comumente, esses objetos não apresentam a mesma função de quando em uma situação real, deixando em aberto pensamentos, sensações e analises abstratas, externas à realidade.
Resposta:d) abstracionistas e de releitura do objeto.
Explicação: