PUC-SP) Na experiência de Oersted, o fio de um circuito passa sobre a agulha de uma bússola. Com a chave C aberta, a agulha alinha-se como mostra a figura a. Fechando-se a chave C, a agulha da bússola assume nova posição (figura b).

A partir desse experimento, Oersted concluiu que a corrente elétrica estabelecida no circuito:
a) gerou um campo elétrico numa direção perpendicular à da corrente.
b) gerou um campo magnético numa direção perpendicular à da corrente.
c) gerou um campo elétrico numa direção paralela à da corrente.
d) gerou um campo magnético numa direção paralela à da corrente.
e) não interfere na nova posição assumida pela agulha da bússola que foi causada pela energia térmica produzida pela lâmpada.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a b) gerou um campo magnético numa direção perpendicular à da corrente.
A experiência de Oersted, consiste em um fio retilíneo conduzindo corrente elétrica e gerando ao seu redor um campo de indução magnética.
Para a execução dessa experiência deve-se colocar um fio condutor retilíneo ligado a uma bateria, inicialmente com a chave aberta para que não haja fluxo de corrente elétrica, e uma bússola com a agulha paralelamente abaixo do fio.
Quando fecharmos a chave veremos que a agulha da bússola irá girar, e invertendo o sentido da corrente, ou seja, a agulha irá girar para o sentido oposto.
Assim, a agulha metálica da bússola sai da posição paralela ao fio para uma posição perpendicular, quando há corrente atravessando o fio.
Assim, foi provado que um fio condutor percorrido por uma corrente elétrica gera ao seu redor um campo magnético numa direção perpendicular à da corrente.
Espero ter ajudado, bons estudos :)
b/gerou um campo magnético numa direção perpendicular à da corrente