Produza uma resenha crítica sobre a leitura do livro “Continente I- O tempo e o vento” - Érico Veríssimo
Pf pf pf me ajudem
Soluções para a tarefa
Resposta:
Este livro é constituído por três novelas, A Fonte, Ana Terra e Um Certo Capitão Rodrigo, intercaladas por fragmentos da narrativa O sobrado.
A novela A Fonte, narra episódios ocorridos em Sete Povos das Missões durante o século XVIII. O protagonista, padre Alonzo é um jesuíta que trabalha nesse local com indígenas e durante a trama, encontra uma mulher prestes a dar a luz. Durante o parto, a mulher vem a óbito, todavia, o bebê que sobrevive é batizado como Pedro. Com o tempo, Pedro cresce e se torna um jovem grandemente ligado a religião e relata ter visões relacionadas a vida católica.
A segunda novela, leva o nome de sua protagonista. Ana Terra é filha de um agricultor. Pedro, personagem apresentado na novela anterior, é encontrado por Ana após um conflito por terras, e se torna empregado de seu pai. Ana e Pedro iniciam um romance, que propicia a gravidez da moça. Ao descobrir, o pai de Ana ordena que Pedro seja expulso da fazenda. Alguns anos depois, a fazenda é atacada por espanhóis, a fazenda é tomada, todos os homens da família são mortos e Ana Terra estuprada. Apesar de tudo, Ana sobrevive com o filho e sua cunhada. A novela encerra com a fuga delas para as terras de Santa Fé.
A terceira novela, Um Certo Capitão Rodrigo, se inicia com a chegada do capitão Rodrigo a Santa Fé. Ele se apaixona por Bibiana Terra, neta de Ana apresentada. Todavia a moça é prometida do filho do homem mais importante da cidade. Rodrigo faz tudo para permanecer na cidade e poder se casar com Bibiana, inclusive duela com seu rival, que o atinge com uma bala. Rodrigo consegue aprovação para se casar com a jovem Bibiana. Com o passar dos anos, Rodrigo perde o interesse pela mulher, adquire vício pelo jogo e pelo álcool, além de manter inúmeras amantes, morrendo logo em seguida durante a Guerra dos Farrapos.