Produza um texto com pelo menos 40 linhas, SEM SER COPIA DA INTERNET, sobre o tema A crise de valores morais na sociedade atual
Soluções para a tarefa
Olá.
A CRISE DE VALORES MORAIS NA SOCIEDADE ATUAL
Kant, flósfo do iluminismo, foi um grande pensador para compreenção dos valores morais; a ética ou para ser mais exato; o Imperativo Categórico: "Age como se a máxima de tua ação devesse tornar-se, através da tua vontade, uma lei universal". Atualmente, tanto no mundo como no Brasil, os valores morais estão videntes, segundo Kant? As pessoas em um mundo globalizado e capitalista, se preocupam com outras pessoas sempre como um fim e não um meio da situação? Ou simplesmente vivemos uma crise dos valores morais?
Mormente, devo salientar que valores morais não é sempre absoluto, sempre depende da sua criação, da sua cultura, crença, das pessoas que te rodeiam e da sua persepção de ver o mundo, por exemplo, uma pessoa que nasceu em uma determinada família ou determinada cultura tem certos valores morais diferentes. Só que a mote em questão é a crise que ocorre no mundo contemporâneo sobre os valores morais, tanto pela sociedade capitalista não se importar com o meio de conseguir alcançar os seus objetivos e sim com o lucro que esse fim terá.
O que rege a maioria dos países é o capitalismo; menos países que realmente possuem ideologias socialistas. O Capitalismo é desigual, poucos têm e outros muito têm, e muitos para conseguiur atingir sua meta, os seus sonhos ou até mesmo " ser alguém na vida", usam ideologias que ferem os valores morais, por exemplo, os políticos usam maneiras de conquistar o apoio do povo, falsas propostas de melhoramento ou ate mesmo compra de voto. E isso é sim uma crise que ocorre nos valores morais de querer sempre obter lucro enganando as pessoas e nunca se importando com o meio que fez aquilo. Além disso, existem outras maneiras "maquiavélicas" de ferir com os próprios valores morais que o indivíduo acredita, tanto no trabalho, na própria família e nos relacionamentos sociais.
Saindo um pouco do capitalismo, entramos em uma questão que se chama "Globalização". A globalização é um integração e participação internacional de todos os países, podemos ver tanto nos meios de comuniação e redes sociais, notícias que se espalham ao redor do mundo. Podemos relacionar isso a crise que acontece de valores morais e também relacionar com o próprio capitalismo, de querer alcançar apenas pensando no lucro, sem se importar com o que fez e quem feriu ou mentiu para conseguir aquilo. As próprias emissoras de televisões ou jornais, se tornam apelativos e não importam com os próprios seres humanos, porque simplesmente quer audiência.
Portanto, vemos um mundo que vivencia uma crise de valores morais,e é interessante pensar sobre isso, pois como dizia Nietzsche, depois da Idade Antiga os valores morais de Guerreiro de que os bons eramfortes e que não dependia de pessoas, e isso mudou depois de Idade Média com a religião, e de que os bons seriam os fracos, pobres e que dependiam de pessoas ou do próprio Cristo. Então, atualmente vivemos qual idéia de valor? qual idéia de moral? será que a maioria das pessoas querem se tornar fracas, depende de família ou da própria religião? Nietzsche, relatou em um trecho, da sua grande obra, Assim falou Zaratustra: " Sim, meu amigo, és a má consciência para teus próximos: pois eles são indignos de ti. Por isso te odeiam e bem gostariam de chupar teu sangue. Teus próximos sempre serão moscas venenosas; o que é grande em ti". É Importante refletir sobre esse trecho, pois muitas vezes ate mesmo familiares querem o seu mal para alcançar algo ou obter algum lucro com isso. E fica evidente que o Século XXI, vivencia uma crise de valores morais, pois a maioria das pessoas não importam com a moral e a ética para conseguir aquilo que deseja.