Geografia, perguntado por iaslaneasta21, 1 ano atrás

problemas ambientais no iniciodo sec xxi

Soluções para a tarefa

Respondido por fred04
0

Página inicial
Comentários sobre desenvolvimento da Europa
Mapas...
pontos turisticos da Europa
Problemas ambientais do século XXI
Xenofobia e Racismo...
Sitemap
Problemas ambientais do século XXI
Nome: Tmara
Nome: Valéria

Problemas ambientais do seculo XXI
Desmatamento: é o processo de desaparecimento de massas florestais, fundamentalmente causada pela atividade humana.O desflorestamento é uma das intervenções humanas que mais prejudica a sustentadilidade ambiental na Amazonia. Na região amazônica, a desflorestamento já removeu 17% da floresta original. Além disso, extensas áreas do bioma Amazônia abrigam florestas empobrecidas e degradadas por queimadas e exploração madeireira predatória...

Os impactos ambientais causados pela desflorestação são diversos e dentre eles está um problema ambiental bastante preocupante que é a emissão de gases de efeito estufa e a principal causa dos impactos de atividades humanas no sistema de clima é o uso de combustiveis fósseis nos países desenvolvidos. No entanto, a desflorestação está se tornando uma fonte muito importante de emissões de gases de efeito estufa. Estima-se que a desflorestação já seja responsável por 10% a 35% das emissões globais anuais, com algumas estimativas ainda mais altas. A principal fonte global de emissões por desflorestação é proveniente das florestas tropicais.

A desflorestamento no bioma Amazonia passou de 10%, em 1990, atingindo 17% em 2005. Entre 1990 e 2006, a área desmatada anualmente continuou elevada. Em média, a área desmatada subiu de 16 mil quilômetros quadrados, na década de 1990, para aproximadamente 20 mil quilômetros quadrados entre 2000 e 2006. A maior desflorestamento registrada na Amazônia ocorreu em 1994 (29,1 mil quilômetros quadrados). Em 2004 foi registrado a segunda maior desflorestamento da história da região –27,4 mil quilometros quadados. Em 2005, a área desmatada foi de 18,8 mil quilômetros quadrados, o que representa uma queda de mais de 30% em relação ao ano anterior. Em 2006 foi registrada uma queda ainda mais relevante na desflorestamento da Amazônia (13,1 mil quilômetros quadrados). Nos últimos cinco anos, o Mato Grosso foi o campeão de desflorestamento na região.
Perguntas interessantes