Biologia, perguntado por KimMinyoung, 1 ano atrás

Problemas ambientais como desmatamento e mudanças climáticas (com longos períodos de seca e enchentes) podem levar à redistribuição de doenças endêmicas. Os fatores mencionados relacionam-se, respectivamente, às seguintes doenças:

(A) dengue e raiva.

(B) cólera e hepatite C.

(C) febre amarela e doença de Chagas.

(D) leishmaniose e febre amarela.

(E) malária e leptospirose.

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
28
   Olá! Nós podemos relacionar os dois fatores citados com as doenças malária e leptospirose.

   Tal associação pode ser feita pois com o desmatamento, o habitat de diversos mosquitos e de animais silvestres que são reservatórios de sangue desses mosquitos é destruído. Dessa forma, os mosquitos irão em busca de alimento (sangue) nos humanos, tornando-nos alvos de sua alimentação e consequentemente aumentando as chances de transmitir alguma doença com sua picada.

   Agora a leptospirose tem seu risco aumentado com enchentes pois ela é uma doença associada à urina do rato. Com as chuvas e enchentes, muitos ratos saem de suas "tocas" e também urinam na água, urina que pode conter a bactéria causadora da doença e que será carregada pela água da enchente. Essa água entrará em contato com a pele de diversas pessoas que andam descalças nas enchentes, ou até mesmo águas que passaram por alimentos que serão ingeridos posteriormente, engolindo também a bactéria causadora da doença.

   Portanto, fazendo a relação entre as duas doenças podemos afirmar que a alternativa correta é a letra E.
Respondido por miqueiasmaarquees
1

Resposta:

alternativa correta letra E

Perguntas interessantes