Principio sistêmico ou organizacional;
Princípio " hologrâmico";
Princípio do Circuito
Retroativo;
Princípio do Circuito Recursivo;
Princípio da autonomia/dependência ( auto organização);
Princípio Dialógico;
Princípio da Reintrodução do Conhecimento;
RESUMO DESSES PRINCÍPIOS ACIMA!
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Princípio Sistêmico ou Organizacional estabelece conhecimento das ligações entre as partes e o todo. Ambos se encontram indissociáveis. Estão envoltos em um processo de interações, no qual as partes revelam o todo, e vice-versa, mantendo uma vinculação permanente.
Princípio hologrâmico é um princípio derivado da ideia de holograma. “Um holograma é uma imagem em que cada ponto contém a quase totalidade da informação sobre o objeto representado.” Cada ponto, ou cada parte de um todo, traz a quase totalidade da informação do todo. “O princípio hologrâmico significa que não apenas a parte está num todo, mas que o todo está inscrito, de certa maneira, na parte.” A parte está no todo como o todo está na parte: A Sociedade está presente em cada Indivíduo.
O princípio do circuito retroativo tem como finalidade a percepção dos conhecimentos auto reguladores. Definição de Homeostase , Definição de Feedback. O equilíbrio que os elementos encontram para o estado de harmonia mas dinâmico. Ou seja, embora o ambiente externo esteja sujeito a muitas variações a homeostase assegura que os efeitos dessas variações externas sejam mínimas internamente. É a resposta recebida por uma mensagem, impulso, dialogo ou ação. É o retorno do que segue para um objetivo. Processos auto-reguladores (rompe com o princípio da causalidade linear). A causa age sobre o efeito e o efeito age sobre a causa. Incontáveis as retroações (feedback) nos fenômenos.
Princípio Recursivo. Nas palavras de Morin, “um processo recursivo é um processo em que os produtos e os efeitos são, ao mesmo tempo, causas e produtores daquilo que os produziu.” Afirmar o princípio recursivo é afirmar que na realidade há processos nos quais efeitos podem ser causadores de suas causas. Ou seja, é negar o determinismo linear. Os efeitos são causados, mas eles são também causas daquilo que os produz numa circularidade recursiva. Gerador: os produtos e efeitos são produtores e causadores daquilo que os produz. Os humanos produzem a sociedade nas e pelas interações. A sociedade produz a humanidade dos indivíduos (linguagem e cultura).
o princípio da autonomia/dependência recupera uma compreensão dialógica que existe na natureza e na sociedade humana. É o princípio que nos indica que os sistemas apresentam sempre um processo auto-eco-organizador. A autonomia é o processo de vida. Princípio da auto-ecoorganização – regenera-se permanentemente; ideias antagônicas e complementares.
Princípio dialógico é o princípio que afirma que, na realidade, há forças opostas ou contrárias sempre atuando e que são, por necessidade de funcionamento do real, ao mesmo tempo, complementares.
É a concepção de aprendizagem que fundamenta as Comunidades de Aprendizagem e que se baseia em sete princípios corroborados por contribuições de alguns dos autores mais relevantes na área da educação, como por exemplo, Vygotsky, Bruner, Wells, Paulo Freire, Habermas, Chomsky, Scribner e Mead.
“A Aprendizagem Dialógica acontece nos diálogos que são igualitários, em interações em que se reconhece a inteligência cultural de todas as pessoas, e está orientada para a transformação do grau inicial de conhecimento e do contexto sociocultural, como meio de alcançar o êxito de todos.
A Aprendizagem Dialógica acontece em interações que aumentam a aprendizagem instrumental, favorecendo a criação de sentido pessoal e social, e que são guiadas pelo sentimento de solidariedade, em que a igualdade e a diferença são valores compatíveis e mutuamente enriquecedores.”
O princípio da reintrodução do conhecimento em todo conhecimento. Esse princípio opera a restauração do sujeito e revela o problema cognitivo central: da percepção à teoria científica, todo o conhecimento é uma reconstrução/tradução feita por uma mente/cérebro, em uma cultura e época determinadas.
Explicação: