ENEM, perguntado por JuliaJamile7075, 11 meses atrás

Princípio dos seres (...) ele disse (que era) o ilimitado(...) Pois donde a geração é para os seres, é para ondetambém a corrupção se gera segundo o necessário; poisconcedem eles mesmos justiça e deferência uns aosoutros pela injustiça, segundo a ordenação do tempo.Simplício. In: Physicam 24, 17: Anaximandro DK12A9. Coleção Os Pensadores.Tendo como referência esse texto, analise as asserçõesabaixo.Para os seres, a corrupção se gera para o ilimitadosegundo o necessário,porqueos seres concedem justiça e deferência uns aos outrospela injustiça.Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.A As duas asserções são proposições verdadeiras, e asegunda é uma justificativa correta da primeira.B As duas asserções são proposições verdadeiras, masa segunda não é uma justificativa correta da primeira.C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e asegunda é uma proposição falsa.D A primeira asserção é uma proposição falsa, e asegunda é verdadeira.E Ambas as asserções são proposições falsas.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
8

Princípio dos seres (...) ele disse (que era) o ilimitado(...) Pois donde a geração é para os seres, é para onde também a corrupção se gera segundo o necessário; pois concedem eles mesmos justiça e deferência uns aos outros pela injustiça, segundo a ordenação do tempo.

Tendo como referência esse texto, analise as asserções abaixo.

Para os seres, a corrupção se gera para o ilimitado segundo o necessário, porque os seres concedem justiça e deferência uns aos outros pela injustiça.

Essa questão é bastante óbvia. Uma leitura atenta ao texto proposto pela pergunta revela que, na compreensão de Anaximandro, há uma relação entre a concessão de justiça e a deferência pela injustiça.  Isso é dizer que a corrupção se gera para o ilimitado apenas segundo o necessário, uma vez que a injustiça é o meio pelo qual a justiça é concedida.

Há uma constância, nos pré-socráticos, desta noção de que os opostos devem atuar juntos, de maneira a manterem-se em um movimento permanente derivado das leis do kósmos.

Diante do que aqui discutimos, é correto o que se afirma em:

A. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Perguntas interessantes