ENEM, perguntado por jainerpm9843, 10 meses atrás

Não há dúvida de que as virtudes morais podemexistir sem certas virtudes intelectuais, como a sabedoria,a ciência e a arte; não o podem porém sem o intelecto e aprudência. Assim, não podem existir sem a prudência, porser a virtude moral um hábito eletivo, isto é, que torna boaa eleição. Ora, para esta ser boa se exigem duascondições. A primeira é haver a devida intenção do fim; eisto se dá pela virtude moral, que inclina a potência apetitivaao bem conveniente com a razão, que é o fim devido. Asegunda é que nos sirvamos retamente dos meios, o que senão pode dar senão pela razão, que aconselha retamente,no julgar e no ordenar, o que pertence à prudência e àsvirtudes anexas...Tomás de Aquino. Suma Teológica.Tendo como referência esse texto e a teoria das virtudes deTomás de Aquino, analise as asserções a seguir.Para Tomás de Aquino, há virtudes intelectuais que podemprescindir das virtudes morais, uma vez que não possuemligação direta com a ação, mas não é o caso da virtudeintelectual da prudência,porquea prudência consiste no intelecto prático, fazendo com queo homem não apenas conheça os princípios universais darazão, mas também leve em conta as diversascircunstâncias da vida humana.Considerando essas assertivas, assinale a opção correta.A As duas asserções são proposições verdadeiras, e asegunda é uma justificativa correta da primeira.B As duas asserções são proposições verdadeiras, masa segunda não é uma justificativa correta da primeira.C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e asegunda é uma proposição falsa.D A primeira asserção é uma preposição falsa, e asegunda é uma proposição verdadeira.E Tanto a primeira como a segunda asserções sãoproposições falsas.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
3

Ambas as asserções estão corretas.

Segundo Tomás de Aquino Deus não é o único ser necessário, ou seja, ele está representado em cinco vias distintas que para o pensador provam sua existência. 

Sendo elas: 

A via do movimento;

A via da causa eficiente;

A via do contingente;

A via do graus;

E por fim, a via do governo das coisas.

A filosofia medieval era composta por duas correntes filosóficas.

A primeira estava diretamente relacionada aos ideais da igreja, como na escola patrística, influenciada pela religião, ou seja, ela se baseava na propagação dos conhecimentos cristãos.

A filosofia escolástica, ainda estava atrelada a igreja porém unindo os ideais cristãos ao pensamento científico.

Perguntas interessantes