principais correntes de pensamento que criticaram a sociedade industrial do seculo XIX
Soluções para a tarefa
As principais correntes de pensamento que criticaram a sociedade industrial do século XIX foram:
LudismoCartismoSocialismo UtópicoSocialismo Científico
Luddismo
O luddismo foi um movimento operário que lutavam contra o uso de máquinas nas fábricas, argumentando que elas estavam restringindo a oferta de emprego aos operários.
Surgiu no final do século XVIII após histórias de que um operário revoltado com seu patrão, chamado Ned Ludd, destruiu as máquinas de sua fábrica. Os luddistas agiam mandando cartas aos patrões exigindo o fim do uso das máquinas, caso suas demandas não fossem atendidas eles invadiam essas fábricas e quebravam as máquinas.
As forças britânicas agiram em 1812 com a lei "Frame-Breaking Act" severa que declarava que se o operário fosse pego fazendo o crime de destruição de máquinas nas fábricas sua pena resultaria em morte.
Cartismo
O movimento cartista, nascido na Inglaterra nos anos de 1830 e 1840, ficou marcado como um dos primeiros movimentos operários a exigirem a presença política do proletariado e defender a criação de leis em prol da classe trabalhadora.
Eram liderados pelos ingleses Feargus O'Connor e William Lovett. Esses operários pediram ao Parlamento um conjunto de reformas trabalhistas através de uma carta chamada "Carta do Povo".
Em 1848, foi realizado um grande protesto dos cartistas exigindo o cumprimento das demandas da "Carta do Povo" e através desse ato, o movimento conseguiu o apoio do Parlamento britânico.
Socialismo Utópico
O socialismo utópico ganha esse nome pois acreditavam que as mudanças causadas pela revolução industrial, que eram marcadas pelo enriquecimento dos donos de fábricas e a exploração do proletariado, poderiam ser dadas pacificamente.
Para Saint-Simon, um dos principais fundadores do Socialismo Utópico, as empresas capitalistas poderiam continuar existindo desde que cumprissem com as responsabilidades sociais perante ao proletariado.
Socialismo Científico
O socialismo científico foi criado pelo filósofo alemão Karl Marx, onde a obra "O Capital" é uma de suas principais obras que relatam a crítica sobre a sociedade industrial.
Suas ideias ficaram marcadas pelo chamado "Materialismo Histórico" onde Marx explica e argumenta que o fim da exploração da classe trabalhadora, só viria a partir da luta de classes, o aprofundamento das tensões entre exploradores e explorados.