Primeiro surgiu o homem nu de cabeça baixa. Deus veio num raio. Então apareceram os bichos que comiam os homens. E se fez o fogo, as especiarias, a roupa, a espada e o dever. Em seguida se criou a filosofia, que explicava como não fazer o que não devia ser feito. Então surgiram os números racionais e a História, organizando os eventos sem sentido. A fome desde sempre, das coisas e das pessoas. Foram inventados o calmante e o estimulante. E alguém apagou a luz. E cada um se vira como pode, arrancando as cascas das feridas que alcança.BONASSI, F. 15 cenas do descobrimento de Brasis. In: MORICONI, Í. (Org.). Os cem melhores contos do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. A narrativa enxuta e dinâmica de Fernando Bonassi configura um painel evolutivo da história da humanidade. Nele, a projeção do olhar contemporâneo manifesta uma percepção que A recorre à tradição bíblica como fonte de inspiraçãopara a humanidade. B desconstrói o discurso da filosofia a fim de questionaro conceito de dever. C resgata a metodologia da história para denunciar asatitudes irracionais. D transita entre o humor e a ironia para celebrar o caosda vida cotidiana. E satiriza a matemática e a medicina para desmistificaro saber científico.
Soluções para a tarefa
transita entre o humor e a ironia para celebrar o caos da vida cotidiana.
Espero ter ajudado.
O texto da questão possui um caráter cômico e irônico por meio do qual a história da humanidade é brevemente contada, de forma que a alternativa correta é a letra d).
Esse caráter cômico e irônico, por sua vez, pode ser percebido por meio das frases curtas que compõem o texto, sendo que muitas delas distorcem os sentidos originais de suas afirmações, a fim de gerar humor com base na crítica e reflexão.
Por exemplo, quando é dito que "Deus veio num raio", essa afirmação contradiz a crença de que Deus foi o criador de tudo, visto que ela dá a entender que Deus foi uma criação do homem para explicar eventos naturais até então inexplicáveis (como um raio, por exemplo).
Além disso, observa-se um caráter cômico em outras frases, como "Em seguida se criou a filosofia, que explicava como não fazer o que não devia ser feito." e "Então surgiram os números racionais e a História, organizando os eventos sem sentido.", visto que essas afirmações também distorcem, com viés humorístico, o real objetivo de áreas do conhecimento como a filosofia, a matemática e a história.
Por fim, nota-se que as outras alternativas estão incorretas, visto que o texto não possui nenhum viés bíblico, não possui nenhum questionamento do conceito de dever, não resgata a metodologia da história e não procura desmistificar o saber científico.
Para saber mais sobre interpretação de texto, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/4461173