História, perguntado por deborahbiankad, 7 meses atrás

Primeiro Reinado entre 1822 á 1831.
1-Quem fazia parte da Assembleia Constituinte?
2-Explique o que era o voto censitário.
3-O que aconteceu com a Assembleia Constituinte em 1823?
4-O que é uma Monarquia Constitucional ou Monarquia Parlamentarista?
5- Como ficou a divisão dos poderes na Constituição de 1824?
6-Interpretando documento página 142.
a-Com base na leitura do gráfico,descreva a entrada de escravos no Brasil entre 1825 e 1830.
b-Que impacto teve o tratado assinado com a Inglaterra em 1830 e a lei de 1831 que proibiu o tráfico negreiro sobre a quantidade de escravizados que eram trazidos ao Brasil?
c-Pode-se dizer que a lei de 1831 surtiu os efeitos desejados?Por quê?
d-No Brasil de hoje, existem leis aprovadas que também são constantemente desrespeitadas?Cite um exemplo e dê sua opinião explicando por que isso acontece
7- O que foi a Confederação do Equador?
8- Em que ano e onde ocorreu a Guerra da Cisplatina.
9-Qual foi o motivo da Abdicação de D.Pedro I? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por ProfMaxwell
1

Resposta:

Olá tudo bem?

1-

Integrada por proprietários de terra, intelectuais, funcionários públicos e clérigos, essa assembleia contou com a participação de figuras políticas que apoiaram a independência do Brasil. Composta por aproximadamente 80 integrantes, essa Assembleia tomou posse em maio de 1823.

2-

Nos Estados Unidos. Nos Estados Unidos, o voto censitário foi introduzido na primeira constituição geral, em 1787, em que somente pessoas brancas que fossem ricas e alfabetizadas podiam votar, negros e brancos pobres não podiam votar.

3-

Baseado nesse choque de interesses, o monarca demitiu o ministro e deu um golpe no dia 12 de novembro de 1823, apoiado pelos militares, dissociando a Assembleia Constituinte. Esse acontecimento ficou conhecido na história do Brasil como a Noite da Agonia.

4-

Monarquia parlamentarista

A Monarquia parlamentarista é uma das formas de governo existente nos países ocidentais atuais, na qual o monarca exerce a função de Chefe de Estado sob o controle do Poder Legislativo e do Poder Executivo.

5-

Visando oferecer uma aparência liberal, a Constituição de 1824 empreendeu a divisão de poderes políticos entre Legislativo, Executivo e Judiciário.... Exercido unicamente pela figura do imperador, esse poder tinha a capacidade de desfazer e anular as decisões to madas pelos outros poderes.

6- A)

Nos anos de 1825 a 1830 o tráfico de escravizados era livre, não existia nenhuma lei até aquele momento o que facilitava para a vinda de novos escravizados ao Brasil.

B)

O tratado assinado declara que qualquer navio encontrado com escravos pelo governo inglês seria de pertencimento da Inglaterra, dificultando cada vez mais a chegada de novos escravos ao Brasil, assim diminuindo o tráfico negreiro.

C)

No início sim, mas com o tempo conseguiram trazer mais escravos ao país além disso os escravizados que estavam no Brasil continuavam trabalhando da mesma forma, então o tratado só afetou as pessoas que necessitavam de grande demanda de escravizados.

D)

Sim, como exemplo cinto de segurança. e dirigir embriagado, porque as pessoas são irresponsável.

7-

Confederação do Equador foi um movimento revolucionário de caráter republicano e separatista que eclodiu no dia 2 de julho de 1824 em Pernambuco, se alastrando para outras províncias do Nordeste do Brasil.

8-

A Guerra da Cisplatina foi um conflito travado pelo Império do Brasil contra as Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina) pelo controle da Cisplatina, região que atualmente conhecemos como Uruguai. Essa foi a primeira guerra de que o Brasil participou como nação independente e estendeu-se de 1825 a 1828.

9-

Motivos que influenciaram a abdicação de D. Pedro I foram sua queda de popularidade, incapacidade de lidar com o cenário político complexo após a morte da Imperatr iz Leopoldina, revoltas, perda da província Cisplatina e a dissolução da Assembleia Constituinte.

Explicação:

Espero Ter Ajudado.

Perguntas interessantes