Biologia, perguntado por jamilesouza7741, 5 meses atrás

Preciso para entregar amanhã me ajudem pfvvrr a pergunta é para você existe evolução? Els pode ser observada ou provada? Responder em forma de texto. Me ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por galaxnity
1

Resposta:

Sim, ela existe. As evidências da evolução continuam a ser acumuladas e testadas. A literatura científica inclui declarações de cientistas como biólogos evolucionistas e filósofos da ciência que demonstram algumas das diferentes perspectivas sobre a evolução como fato e teoria. As teorias evolutivas sugerem que os organismos sofreram modificações desde o seu surgimento no planeta até os dias atuais e que alguns não foram capazes de sobreviver às pressões exercidas pelo meio e acabaram sendo extintos. Diante disso, é fácil perceber que os seres vivos que hoje habitam o planeta não são os mesmos que habitavam milhares de anos atrás. Também temos algumas evidências da evolução, que são os fósseis, vestígios mortais, semelhanças anatômicas, moleculares entre outros.

Explicação:

Desculpa pelo texto pequeno, mas espero que ajude.


jamilesouza7741: Q nada obg me ajudou bastante ❤
Respondido por melonidavi
1

A evolução é um fato científico e possui provas de sua existência. A palavra "teoria" costuma confundir muitas pessoas que não sabem a diferença entre uma teoria filosófica (teórica, abstrata e não comprovada cientificamente) e a teoria científica (que explica um fenômeno com provas e evidências).

A evolução é muitas vezes reduzida somente a "seleção natural", mas existem outros mecanismos evolutivos descritos, como a mutação, a seleção-sexual, a migração (e o fluxo-genético), a deriva genética e a extinção, formando um fenômeno complexo que pode ser observado na natureza e comprovado através de inúmeras evidências, como a formação de fósseis (inclusive fósseis de transição), estruturas com a mesma origem, estruturas semelhantes de origem diferente (evolução convergente e adaptativa), isolamentos geográficos (que formam ecossistemas extremamente adaptados), Similaridades embrionárias (embriões de animais diferentes possuem as mesmas estruturas), Atavismo (quando certos fenótipos ancestrais voltam a ocorrer, como por exemplo, daltonismo, cauda em humanos e humanos com coração reptiliano), biologia molecular (que comprova as semelhanças entre o DNA dos seres vivos), estruturas vestigiais (como por exemplo os ossos de pernas traseiras em baleias, cobras-pítons, golfinhos e peixes-boi, pois estes animais evoluíram de animais quadrúpedes. Outro exemplo é o dente siso).
A evolução não gera indivíduos perfeitos. Exemplos incluem o  nosso bipedalismo (ser bípede nos gera dores nas costas, no pescoço, na coluna, etc), a nossa alta necessidade de energia devido ao nosso cérebro grande, e também a perda da capacidade de sintetizar vitamina C.

Como a reprodução é necessária para a evolução, organismos que se reproduzem rapidamente, evoluem mais rápido. Por isso a evolução dos vírus e bactérias é facilmente observada em pouco tempo, enquanto para se criar uma nova raça de cão, boi ou planta, por exemplo, demora-se vários anos


jamilesouza7741: muiiito obg vcs❤
galaxnity: De nada!
galaxnity: espero que tenha dado tudo certo
Perguntas interessantes